HOSPITAIS FILANTRÓPICOS SÃO RESPONSÁVEIS POR 53% DOS PROCEDIMENTOS DE TRATAMENTOS CLÍNICOS EM PSIQUIATRIA DO SUS

Estimativas recentes sugerem que uma em cada oito pessoas, quase um bilhão de indivíduos em todo o mundo, vive com uma condição de saúde mental. De acordo com o Ministério da Saúde, a prevalência de depressão ao longo da vida no Brasil atinge mais de 30 milhões de brasileiros. Na América Latina, o país é o que tem a maior quantidade de casos da doença, segundo dados da Organização Mundial da Saúde.

As Santas Casas e hospitais filantrópicos têm papel de extremo suporte e importância nos tratamentos relacionados à psiquiatria. De dezembro de 2021 a novembro de 2022, essas instituições foram responsáveis por mais da metade dos procedimentos de tratamentos clínicos em Psiquiatria do SUS: 53%.

No país, dos 227 hospitais especializados em Psiquiatria, 64 são FILANTRÓPICOS (28%), representando 41% dos leitos existentes para a especialidade.


“O Instituto Bairral é o maior hospital psiquiátrico do Brasil, sendo a referência para mais de 5 milhões de habitantes paulistas de 68 municípios que atendemos pelo SUS, além de atender também aos pacientes graves da cracolândia da capital paulista.

O hospital oferece mais de 400 leitos de internação SUS e seu maior desafio é a dificuldade financeira para manter os leitos SUS, uma vez que o SUS paga somente uma diária de R$59,00 por paciente internado na psiquiatria, o que gera um déficit mensal de mais de R$2 milhões para o hospital não fechar nenhum leito do sistema público".


“Temos 500 leitos como capacidade máxima, mas ativos efetivamente 420, com lotação mensal 100%. Somos o maior hospital psiquiátrico especializado em saúde mental e dependência química do Paraná.

Temos residência médica em psiquiatria desde 2016 com 18 residentes nossos e demais campo de estágio para outras residências do Paraná.

Somos 100% SUS, há 55 anos".