O selo de Acreditação Nível 3 é considerado o grau máximo de reconhecimento dado a uma instituição hospitalar no país
Em 2013, a Santa Casa de Montes Claros foi a primeira Santa Casa a receber o selo de Hospital Acreditado em Excelência no Brasil. Após três anos da primeira avaliação, a instituição recebeu, entre os dias 07 e 09 de novembro, Auditores Externos do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), empresa credenciada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) para verificar se os itens exigidos para a Acreditação estão sendo mantidos.
Após a avaliação, a Santa Casa recebeu o selo de hospital Recertificado em Excelência. Dessa maneira, assim como na indústria existe o selo de qualidade da ISO, que demonstra o máximo grau de qualidade nesse setor, para a área da saúde existe o selo de Acreditação Hospitalar, que é um sistema de avaliação e certificação da qualidade de serviços prestados.
A gerente de Qualidade da Santa Casa de Montes Claros, Kátia Dias, explica que a visita de recertificação é feita ao término de validade do selo da ONA. “Os auditores avaliam e analisam se a instituição vem mantendo o nível de qualidade reconhecido na primeira avaliação. Além disso, de seis em seis meses, são realizadas visitas para manutenção do selo”, afirma.
A recertificação realizada na Instituição é a mesma de grandes hospitais privados e filantrópicos de ponta no país, porém, o contexto na Santa Casa de Montes Claros é distinto. “Temos a predominância de atendimento ao paciente SUS, ou seja, 80% do total. A premiação com o selo de excelência é uma forma de reconhecimento para todo o time multiprofissional da Santa Casa, que, incansavelmente, vem buscando melhores resultados. Nossa maior alegria é termos a certeza que através dessa validação pela Organização Nacional de Acreditação, continuamos no caminho certo, embasados em padrões estabelecidos para os Serviços de Saúde no país”, explica Cláudia Diniz, Diretora de Qualidade da Santa Casa de Montes Claros.
Cláudia ressalta ainda que em meio a um cenário crítico no sistema econômico e de saúde no país, o processo de reconhecimento da Instituição, referência em diversos serviços de alta complexidade, representa para a macrorregião do norte de Minas a importância da Santa Casa ao prover à sociedade padrões de excelência na prestação de serviços à saúde, essenciais à manutenção de boa qualidade na vida das pessoas.
Conquistas
O processo de Certificação de Qualidade é um selo que as instituições buscam de forma voluntária, ou seja, não é obrigatório. Na Santa Casa de Montes Claros, ao adequar a rotina de trabalho aos padrões de Manual da ONA, esse processo trouxe benefícios diretos à Instituição.
Um deles foi a melhoria das condições operacionais. Na prática, destacam-se o controle da qualidade, segurança, e disponibilidade da estrutura operacional (manutenções preventivas e corretivas; checklist diário de funcionamento, disponibilidade de equipamentos críticos, rastreabilidade de produtos e controle de qualidade de insumos e produtos).
Além disso, foi implementada uma política de avaliação e qualificação de fornecedores externos com foco na qualidade e disponibilidade dos produtos e equipamentos para a complexidade assistencial; sistematização do controle e prevenção de danos relacionados ao uso de produtos e equipamentos hospitalares (tecnovigilância, farmacovigilância, comissão de padronização de produtos).
Foi realizada ainda a sistematização de planos de contingência para disponibilização permanente da estrutura de trabalho como contrato de locação de equipamentos críticos nos casos de superlotação; sistema de backup dos laudos de exames e dos prontuários, assegurando a longevidade das informações.
Outro ponto destacado foi quanto a melhoria dos métodos de trabalho. Registros hospitalares/prontuários são feitos de forma 100% eletrônica. Destaca-se ainda a gestão de atividades e de resultados pelas equipes de trabalho em tempo real, através de painéis eletrônicos assistenciais que tem como um dos seus objetivos alertar a equipe e garantir o monitoramento do tempo entre a prescrição e o início dos antibióticos, entre as solicitações e a liberação de exames de urgência e de hemocomponentes, preparar o paciente para agendamentos cirúrgicos, controlar a previsão de alta, dente outros.
Na prática, o processo de qualificação, através da Gestão de Melhoria, atualmente apresenta uma redução média de permanência em 1,42 dias no primeiro quadrimestre de 2016 em relação a média anual de 2010. Ou seja, com essa redução, a Santa Casa de Montes Claros passa a ser capaz de elevar em 2,41% as internações mensais. Isso significa que pode representar um acréscimo de 481 internações.
Outro aspecto é quanto a redução na taxa de mortalidade institucional em 30,46% no segundo quadrimestre de 2016 em relação a taxa do ano de 2012. Houve ainda aumento de 40,12% na prevenção de evolução da sepse para o choque séptico e redução em 36,05% na letalidade por sepse, no segundo quadrimestre de 2016 em relação aos resultados do ano de 2014.
No comparativo com os resultados de 2011, no segundo quadrimestre de 2016 foi registrado redução na letalidade por IAM de 33,33%. Já a redução de cancelamento de procedimentos cirúrgicos eletivos ficou em 54,56% no primeiro quadrimestre de 2016 em relação ao mesmo período de 2013.
Para o superintendeste da Santa Casa de Montes Claros, Maurício Sérgio Sousa e Silva, a recertificação é motivo de satisfação e orgulho para a Instituição e para o norte de Minas. “A Acreditação Hospitalar, conforme o próprio nome diz, está ligada ao termo “ACREDITAR”, que significa ser digno de crédito, confiança. A conquista da Acreditação significa o reconhecimento do trabalho de hospitais como a Santa Casa de Montes Claros, que seguem normas rígidas de qualidade e segurança no atendimento à saúde, sendo, por isso, merecedora da confiança e credibilidade da população, que se beneficia dos seus serviços”, diz.
Processo de Acreditação
O objetivo do processo de Acreditação não é somente a obtenção do Certificado de Hospital Acreditado, mas, entre outros, a melhoria dos resultados da qualidade assistencial, através de treinamentos, trabalho em equipe, padronização de procedimentos, além do comprometimento e engajamento das lideranças e dos colaboradores.
O Nível I ou Acreditado consiste na avaliação com foco na segurança do paciente, que é garantida na manutenção da estrutura dos processos, através de políticas institucionais para garantia da estrutura física, pessoas, materiais, equipamentos, fluxos e qualidade dos registros.
O Nível 2 ou Acreditado Pleno analisa cuidadosamente o processo da assistência. A garantia do desenho através da interação entre todos os processos envolvidos no cuidado.
Já o Nível III ou Acreditado com Excelência amplia a avaliação para o entendimento do uso das informações para tomada de decisão. Analisa os resultados e o impacto das intervenções na população atendida utilizando como referência seu perfil epidemiológico.
Avaliação
Para a avaliadora do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), Marília Melo Damaceno, a Santa Casa está no caminho certo. “A Santa Casa escolheu um processo de certificação, que não é uma exigência, ou seja, é voluntário. Essa iniciativa busca a mellhoria da qualidade e assistencia mais segura. Isso demosntra que a instituição entende a importância da segurança do paciente e da atuação de uma equipe multidisciplinar”, afirma.
A avaliadora explica que o Nível 3 ou Hospital Acreditado em Excelência é o mais difícil, pois é através dele que são avaliados os resultados da assistência, do financeiro, os ciclos de melhorias apontados nos níveis anteriores, a efetividade das barreiras de segurança, entre outros quisitos. “No Nível 1, avaliamos e discutimos a estrutura hospitalar de modo geral. No Brasil, temos um número pequeno de instituições com estrutura SUS que caminham para o Nível 3 e o diferencial da Santa Casa de Montes Claros é justamente esse, ser um hospital Acreditado em Excelância com gestão SUS”, diz.
Fonte: Assessoria de imprensa Santa Casa de Montes Claros (MG)