Na a área da saúde, a Acreditação é um Selo de qualidade que, assim como o ISO 9000 e 9001, é concedido a Instituições que passam por rigorosas avaliações.
A Santa Casa de Maringá acaba de receber o selo de Acreditação Hospitalar, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), através do Instituto Qualisa de Gestão (IGQ). Na região, ela é o primeiro hospital geral a conquistar este selo, como reconhecimento pela segurança e qualidade nos serviços prestados em favor da saúde.
A Acreditação Hospitalar tem em seus princípios um caráter eminentemente educativo, voltado para a melhoria contínua. As principais vantagens são a segurança para os pacientes e profissionais, qualidade da assistência e composição de equipes alinhadas ao ideal de melhoria permanente.
A Santa Casa iniciou, há aproximadamente quatro anos, diversas ações em busca de maior segurança a todos que direta ou indiretamente utilizam seus serviços. “Realizamos melhorias na infraestrutura, adquirindo equipamentos, novas tecnologias e software de gestão em saúde. Criamos serviços e setores, como o escritório da qualidade, que atua na organização e padronização de formulários e documentos e também na comunicação direta frente aos órgãos públicos e prestadores de serviços”, explica a gerente da qualidade, Alexandra Sobrinho.
Para um hospital filantrópico, como é a Santa Casa, esta conquista tem um sabor ainda mais especial, pois assim como para outros hospitais que sofrem diretamente os reflexos do subfinanciamento da saúde por parte do governo para atendimentos ao SUS (Sistema Único de Saúde), garantir a qualidade e segurança dos serviços é uma tarefa ainda mais difícil e que exige, no dia-a-dia, parcerias e um grande controle administrativo.
“Esta conquista representa a coroação e a premiação para um grupo de profissionais que abraçou com muito engajamento o projeto da Direção do hospital para a Certificação dos serviços oferecidos, cujos beneficiados são, em primeiro lugar, o paciente e também os próprios colaboradores e médicos”, diz o Superintendente Administrativo, José Pereira.
Em se tratando das avaliações feitas pela ONA, Maria Melo Damasceno, uma das avaliadoras, revela sua satisfação. “Estamos bem satisfeitos e retornaremos para dar continuidade a todo um trabalho para sustentar o que foi construído. Ser Acreditado é uma grande responsabilidade; é um casamento sem litígio. A melhoria é contínua”, diz ela.
A Acreditação vem também para chancelar a atuação da Congregação dos Irmãos da Misericórdia de Maria Auxiliadora, entidade mantenedora da Santa Casa, cujo foco principal é o cuidado e valorização do ser humano, sem se esquecer de uma eficiente gestão a fim de garantir a continuidade da obra.
“A Santa Casa é a extensão das nossas obras dentro de uma visão Cristã e caritativa. Buscamos sempre levar a segurança, amparo, cuidado e acolhimento, pois quando isto falta, as pessoas se sentem fragilizadas. Precisamos sempre oferecer o melhor que temos. Assim, nosso paciente sabe que alguém aqui, o acolhe, protege , respeita e valoriza sua dignidade. Graças aos esforços de toda uma equipe comprometida e engajada, atingimos esse objetivo” diz o Diretor Presidente, Irmão Rafael Carregosa.
Fonte: Assessoria de imprensa Santa Casa de Maringá