Programa ‘Agora Tem Especialistas’ avança com orientações técnicas; missão em Portugal segue com agendas estratégicas
A segunda semana de julho foi marcada por orientações práticas às entidades filantrópicas sobre o programa Agora Tem Especialistas, promovido pelo Ministério da Saúde, com articulação direta da CMB. Além disso, seguiu a missão institucional em Portugal, com nova rodada de encontros estratégicos conduzidos pelo presidente da Confederação.
Destaques da semana
CMB reúne orientações para adesão ao programa ‘Agora Tem Especialistas’
Em nova matéria publicada no portal oficial, a CMB organizou um compilado de instruções práticas para os hospitais interessados em aderir ao programa Agora Tem Especialistas – política do Ministério da Saúde voltada à contratação de médicos especialistas e quitação de dívidas tributárias por meio de prestação de serviços.
O material reúne as principais dúvidas sobre o processo de manifestação de interesse, a documentação necessária e os prazos para regularização no sistema InvestSUS. A iniciativa da CMB visa garantir segurança jurídica e apoio técnico às entidades, reforçando o compromisso da Confederação com a adesão responsável e qualificada das Santas Casas e hospitais beneficentes.
Leia no portal da CMB: https://www.cmb.org.br/cmb/2025/07/07/cmb-reune-orientacoes-para-adesao-ao-programa-agora-tem-especialistas/
Presidência da CMB cumpre nova rodada de agendas em Portugal
Dando continuidade à missão internacional, o presidente Mirocles Véras manteve compromissos em solo português com representantes de instituições hospitalares e universidades. As agendas reforçaram temas como inovação na formação de profissionais da saúde, financiamento de hospitais filantrópicos e integração de práticas assistenciais.
A visita integra a estratégia da CMB de internacionalizar o debate sobre a sustentabilidade da filantropia na saúde e abrir frentes de cooperação com países que compartilham modelos de assistência universal.
🔗 Ver publicação da agenda internacional: https://www.instagram.com/p/DLzZSohpkbL/
Panorama institucional
A semana reafirmou o papel da CMB como referência técnica e articuladora de políticas públicas para o setor filantrópico. Seja por meio da orientação jurídica no Brasil ou do diálogo internacional, seguimos atuando de forma propositiva em defesa do SUS e das instituições beneficentes.