A Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB) participou, nesta quarta-feira (28), de reunião no Palácio do Planalto com o vice-presidente da República Geraldo Alckmin.
O encontro teve como foco duas agendas de grande importância para a saúde filantrópica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS): o cumprimento da Lei nº 14.820/2024 para o exercício 2025 e o endividamento histórico do setor, decorrente de anos e anos de serviços prestados ao SUS, mediante uma contraprestação financeira que não cobre os custos destes procedimentos, sem jamais fecharem suas portas para qualquer necessidade de atendimento e assistência à população.
Participaram da reunião Mirócles Véras, presidente da CMB; Edson Rogatti, diretor-presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp); Tereza Campos, presidente do Conselho Consultivo da CMB; e Mário César Homsi Bernardes, diretor-geral da Confederação, todos acompanhados do deputado federal Antonio Brito, também presidente da Frente Parlamentar das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos. O vice-presidente Geraldo Alckmin esteve acompanhado por Gustavo Guimarães, chefe da Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos.
A reunião reforçou a importância de uma atuação integrada entre governo federal, Congresso Nacional e entidades representativas da saúde para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde. A agenda evidenciou ainda, o papel estratégico das Santas Casas e dos hospitais filantrópicos tanto na construção de soluções estruturantes quanto na resposta imediata às demandas assistenciais da população.
A CMB reafirma seu compromisso com o diálogo institucional e a sustentabilidade do setor.