Dezembro Laranja visa a combater e prevenir o câncer de pele

Iniciativa mostra que atitudes simples, como o uso do protetor solar e de bonés e chapéus para proteger o rosto fazem toda a diferença

Durante o verão, deve-se redobrar a atenção com a exposição solar e, justamente visando chamar a atenção das pessoas em relação aos cuidados com a saúde, foi lançada a campanha Dezembro Laranja, que busca combater e prevenir o câncer de pele. Incentivada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, a iniciativa serve como alerta em relação aos cuidados com o sol e ao acompanhamento frequente com dermatologista, para busca de lesões suspeitas, bem como para estimular os pacientes a fazer o autoexame da pele.

“O câncer de pele se manifesta com uma lesão aparente externamente, daí a sua fácil percepção. Essa lesão na maioria dos casos assemelha-se a uma pinta, uma verruga ou espinha” ou ainda a uma ferida que não cicatriza ou cicatriza e volta a aparecer a ferida no mesmo local, explica a dermatologista Ana Claudia Nobre, especialista da Dermafacce. Ela ressalta que as pintas comuns não oferecem perigo, mas as pessoas devem ficar atentas quando uma pinta já existente começa a modificar-se. “Seja em relação ao tamanho, formato, relevo, cor, sangramento ou quando surge uma pinta nova. Esses são os sinais para que o paciente procure o dermatologista”.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), são estimados mais de 180 mil novos casos a cada ano. Desse total, 3% corresponde ao tipo mais agressivo do câncer, o melanoma. “Dentre os tipos de câncer de pele, os principais são o carcinoma basocelular, o carcinoma escamocelular e o melanoma. Desses três, apesar de ser o menos comum, o melanoma é o mais grave, sendo responsável por metástases e podendo evoluir com o óbito”, alerta a especialista.

Para diagnosticar o câncer de pele é fundamental o acompanhamento clínico feito pelo médico especialista. “É realizado exame com dermatoscopia e confirmado através de uma biópsia com análise histopatológica, a qual vai determinar aspectos específicos do tumor em questão”, explica a dermatologista. Após identificação do tipo e do nível de invasão na pele, é definido o tratamento, que pode contemplar uma retirada cirúrgica da lesão ou, a depender do caso, procedimentos mais agressivos com retirada de linfonodos acometidos e quimioterapia.

Previna-se
As principais formas de evitar o câncer de pele incluem o uso frequente de protetores solares e o cuidado em relação ao tempo e ao período de exposição solar, devendo ser evitados os horários entre as 9h e 15h para exposição solar direta. “É imperativo o uso de filtro solar, que deve ter um fator de proteção solar (FPS) adequado e ser reaplicado periodicamente, além do uso de chapéu, boné, óculos de sol, camisas e roupas com proteção UV”, lista Dra. Ana Claudia.

Fonte: Assessoria de imprensa Santa Casa da Bahia 

Últimas Notícias

32º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos

31º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos

Programação oficial do 33º Congresso CMB aprofunda temas estratégicos para o setor filantrópico

CMB se reúne com o Ministério da Saúde e reforça participação no Congresso CMB 2025

Eventos CMB

No data was found

Receba Novidades da CMB

Complete com seus dados e receba em primeira mão atualizações, evento, informativos e notícias no seu email e whatsapp.

Nome:
Email:
Instituição:
Celular:
Cargo:

Contatos CMB

Fone: +55 (61) 3321-9563

Email: cmb@cmb.org.br

Endereço: SCS Qd. 1, Bloco I, Ed. Central, Salas 1202/1207 Brasília/DF

Visite a CMB