A Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB) lamenta profundamente a morte de Luís Plínio Moraes de Toledo, médico, fundador e presidente da Organização Nacional de Acreditação (ONA) e vice-presidente da Federação Brasileira de Hospitais (FBH).
Pioneiro na luta pela qualidade da saúde no Brasil, Dr. Luís Plínio Moraes de Toledo esteve a frente das discussões do primeiro manual de acreditação elaborado no país, e que resultaram no Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar, lançado em 1998. O documento foi a base para o desenvolvimento da primeira certificação brasileira de qualidade em saúde, testada e difundida em todo o país e, atualmente, reconhecida internacionalmente.
A Organização Nacional de Acreditação, desde sua fundação, foi presidida pelo Dr. Luiz Plínio, que no cargo ajudou a difundir a cultura de segurança do paciente entre instituições públicas a privadas nacionais. A CMB foi uma das sócio-fundadoras da ONA, acreditando na proposta de trabalho defendida por Dr. Plínio naquela ocasião.
Luís Plínio (1942 – 2015) deixa a esposa Silvia Toledo, um filho e um neto.
Com informações da ONA.