CMB alinha com federações o acompanhamento das cirurgias do Mutirão Nacional dos Filantrópicos

A Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB) realizou, nesta sexta-feira (12 de dezembro), uma reunião com presidentes e equipes das federações estaduais para alinhar o acompanhamento das cirurgias realizadas durante o Mutirão Nacional de Cirurgias dos Filantrópicos, que acontece nos dias 13 e 14 de dezembro em todo o país.

O encontro teve como foco a definição de uma estratégia de monitoramento em tempo real da execução do mutirão, com padronização de informações e consolidação nacional de dados. O objetivo é dar maior previsibilidade à organização do fim de semana, apoiar as federações na operação e fortalecer a governança do processo, em articulação com o Ministério da Saúde, CONASS e CONASEMS.

Durante a reunião, a CMB apresentou o fluxo de coleta das informações por estado, com parciais ao longo do sábado e domingo, além de um fechamento na segunda-feira, permitindo registrar procedimentos concluídos após o horário previsto. As federações serão responsáveis por centralizar os dados dos hospitais participantes em seus estados, garantindo agilidade no reporte e uniformidade no preenchimento.

A diretora administrativa da CMB, Monaliza Santos, reforçou que o foco do acompanhamento é a realização das cirurgias, e não apenas a oferta, considerando que a confirmação final ocorre posteriormente pelos fluxos formais de faturamento. Já o diretor-geral da CMB, Mário César Homsi Bernardes, destacou a importância de manter a rede mobilizada e integrada para um esforço nacional que envolve centenas de hospitais filantrópicos.

A CMB também solicitou o apoio das federações na cobertura institucional do mutirão, com fotos e vídeos das equipes, rotinas e atendimentos, fortalecendo o registro do movimento nos territórios. O Mutirão Nacional de Cirurgias dos Filantrópicos integra a estratégia nacional de ampliação do acesso a procedimentos eletivos e reafirma o papel estruturante da rede filantrópica no SUS.

Últimas Notícias

Mirócles Véras acompanha evento no Hospital Santo Antônio – Obras Assistenciais Irmã Dulce com a presença do Presidente Lula

34º Congresso CMB terá inscrição única de congressista e programação integrada

EXPRESSINHO CMB – Semana de 02 a 06 de fevereiro de 2026

EXPRESSINHO CMB – Semana de 26 a 30 de janeiro de 2026

Eventos CMB

Receba Novidades da CMB

Complete com seus dados e receba em primeira mão atualizações, evento, informativos e notícias no seu email e whatsapp.

Nome:
Email:
Instituição:
Celular:
Cargo:

Contatos CMB

Fone: +55 (61) 3321-9563

Email: cmb@cmb.org.br

Endereço: SCS Qd. 1, Bloco I, Ed. Central, Salas 1202/1207 Brasília/DF

Visite a CMB