A nova edição do Cenários da Filantropia, estudo produzido pela CMB com base em dados do CNES/DATASUS (competência setembro/2025), revela o papel estratégico dos hospitais filantrópicos na formação de profissionais de saúde no país.
Segundo o levantamento, os hospitais filantrópicos representam 42% de todos os residentes médicos alocados no Brasil, somando mais de 22.500 profissionais em 2025, o maior contingente entre as três naturezas administrativas analisadas (filantrópica, pública e empresarial).
Além do volume expressivo de residentes, o estudo evidencia que o setor filantrópico é o que mais se dedica às atividades de ensino. Proporcionalmente:
- 14,1% dos hospitais filantrópicos desenvolvem ações de ensino;
- 11,0% entre os hospitais públicos;
- apenas 4,7% entre hospitais empresariais.
Esses números confirmam o protagonismo do setor filantrópico como espaço fundamental de formação prática, pesquisa aplicada e integração entre ensino e assistência.
Hoje, mais de 250 hospitais filantrópicos possuem algum tipo de atividade de ensino reconhecida, incluindo hospitais de ensino, unidades auxiliares e estruturas vinculadas a universidades. Essas instituições mantêm parcerias com cursos de graduação, programas de residência médica e multiprofissional, e instituições de pesquisa, formando profissionais essenciais para o SUS.
O credenciamento como Hospital de Ensino, concedido pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério da Educação, conforme a Portaria Interministerial nº 285/2015, reconhece a capacidade dessas entidades de integrar assistência, ensino e pesquisa com qualidade e estrutura certificada.
O Cenários da Filantropia traz ainda a série histórica (2020–2025) do total de residentes no país, evidenciando crescimento contínuo da participação do setor filantrópico na formação de recursos humanos para a saúde, reforçando sua importância para a sustentabilidade do SUS.
Fonte: Numb3rs Analytics – Base CNES/DATASUS disseminada em outubro de 2025 (competência setembro/2025).
Acesse: https://cmb.org.br/cenariosdafilantropia/2025/index.html