Marcelo Castro pede exoneração do cargo de ministro da Saúde

O secretário executivo da Saúde, José Agenor Álvares da Silva, assume o posto interinamente.

Embora tenha negado algumas vezes a intenção de deixar o cargo no Executivo temporariamente, o ministro da Saúde, Marcelo Castro, decidiu mesmo pedir exoneração da função para poder participar da eleição do novo líder do PMDB na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira, 17. A exoneração de Castro está formalizada no Diário Oficial da União (DOU) de hoje, conforme antecipou o jornal O Estado de S. Paulo. O secretário executivo da Saúde, José Agenor Álvares da Silva, assume o posto interinamente.

“Estou fazendo o que acho que deveria ser feito”, disse Castro em sua primeira entrevista após decidir se afastar do Ministério para ajudar Leonardo Picciani (RJ) na disputa contra Hugo Motta (PB), candidato que tem apoio do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

A presidente Dilma Rousseff liberou o ministro para retomar seu mandato como deputado federal na votação, mas deixou claro que a decisão era dele e que, por ela, “isso não ocorreria”. Castro disse não ter tomado conhecimento dessas considerações da presidente.

Castro deixa a pasta temporariamente em meio a uma crise na saúde por causa do mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus da dengue, da zika e da febre chikungunya. Ele tem sido pressionado pelos aliados de Hugo Motta e pela oposição, que apresentou ontem um requerimento para que ele vá à Câmara prestar esclarecimentos a respeito das ações do governo para enfrentar a epidemia.

Questionado sobre se poderia retornar ao Ministério, apesar de todas as pressões, respondeu: “Assim espero”.

Fonte: Correio Braziliense/Agência Estado

Últimas Notícias

CMB celebra aprovação de projeto que amplia acesso ao FGTS para hospitais filantrópicos

CMB participa de sessão no Senado sobre a PEC 221/2019 e alerta para impactos da redução da jornada no setor filantrópico

Palco do 34º Congresso da CMB terá programação dedicada à saúde suplementar

Nova Portaria do Ministério da Saúde institui Política Nacional de Qualidade e Segurança do Paciente

Eventos CMB

Sem eventos

Receba Novidades da CMB

Complete com seus dados e receba em primeira mão atualizações, evento, informativos e notícias no seu email e whatsapp.

Nome:
Email:
Instituição:
Celular:
Cargo:

Contatos CMB

Fone: +55 (61) 3321-9563

Email: cmb@cmb.org.br

Endereço: SCS Qd. 1, Bloco I, Ed. Central, Salas 1202/1207 Brasília/DF

Visite a CMB