Neste ano, a Santa Casa BH e a Casa de Acolhida Padre Eustáquio (Cape) se unem ao Instituto Ronald McDonald para beneficiar crianças e adolescentes em mais uma edição do McDia Feliz. No dia 29 de agosto (sábado), toda a renda obtida com a venda dos sanduíches Big Mac (separadamente ou na McOferta, deduzidos os impostos) em Belo Horizonte, Contagem, Betim, Ipatinga, Governador Valadares e Sete Lagoas, será destinada à compra de 150 cateteres do tipo venoso central de inserção periférica (PICC) para utilização nos pacientes mirins com câncer atendidos na Santa Casa BH.
Durante o tratamento oncológico os pacientes precisam receber medicação venosa. Alguns tipos de cateter são usados nesse processo, mas nenhum é tão seguro e menos doloroso como o PICC. De acordo com o médico da Oncologia Pediátrica da Santa Casa BH, dr. Joaquim Caetano Aguirre Neto, a utilização desses cateteres melhora a qualidade de vida das crianças durante o tratamento: “conseguimos reduzir significativamente os procedimentos dolorosos devido à diminuição de 90% no número de punções periféricas, garantindo maior segurança na infusão de quimioterápicos e outros medicamentos. As drogas quimioterápicas são irritantes e causam agressão e reação inflamatória na parede do vaso periférico, acarretando lesões nos tecidos, necroses e fibroses extremamente dolorosas. O PICC impede esses efeitos colaterais e, consequentemente, o sofrimento”.
Considerada a maior campanha do País em prol de adolescentes e crianças com câncer, o McDia Feliz completa 25 anos de Brasil. A Santa Casa BH já foi contemplada em edições anteriores do evento. A revitalização da Unidade de Oncologia Pediátrica – inaugurada em março de 2011 no 3º andar do hospital – foi financiada com a verba arrecadada nas edições 2009 e 2010 do McDia Feliz e com recursos próprios do Grupo SCBH.
A Santa Casa BH e a Casa de Acolhida Padre Eustáquio já estão vendendo os tíquetes da promoção por R$ 14, os quais só poderão ser trocados pelo sanduíche Big Mac no dia 29 de agosto, sábado. Os cupons podem ser adquiridos na Provedoria da SCBH (rua Álvares Maciel, 611 – Santa Efigênia – (31) 3238.8291) ou na Cape (alameda do Ipê Branco, 28 – São Luiz – Pampulha – (31) 3401.8000).