O financiamento das Santas Casas e hospitais sem fins lucrativos será debatido em sessão temática nesta quarta-feira (02), às 10h, no Plenário do Senado Federal. O debate foi convocado pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, que anunciou a realização da sessão depois de encontro no início de agosto com representantes da Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB).
Segundo informações do Senado, o local de acesso para a galeria foi alterado para o Anexo I (veja o mapa no link). Um receptivo da CMB e do gabinete da senadora Ana Amélia estarão na entrada, para direcionar os participantes.
Uma das reivindicações das entidades é o reajuste da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) e recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) nos mesmos moldes dos empréstimos para a recuperação econômica de outros setores. Segundo levantamento da CMB, a dívida global do Setor já ultrapassa R$ 21 bilhões. Atualmente no Brasil existem 2100 hospitais sem fins lucrativos. Um dos convidados para o debate é Henrique Rogério Lopes Ferreira da Silva, Chefe do Departamento de Operações Sociais do BNDES.
Durante a sessão, a CMB vai apresentar dados atualizados do Setor, o déficit do Setor e propor possíveis soluções, entre elas a criação de uma linha de crédito pelo BNDES, que atenda o Setor.