O Educasus desta terça-feira (06) recebe o presidente do Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp), Dr. Bráulio Luna Filho, para falar do tema “Órteses e Próteses: a relação entre médicos e a indústria”.
Em entrevista à CMB, Dr. Bráulio disse que desde 2010 o Cremesp já tinha verificado problemas, por meio de uma pesquisa quantitativa. Segundo ele, há uma relação complicada em toda a cadeia da atenção médica, mas a área de órteses e próteses chama mais atenção por causa dos valores.
O presidente do Cremesp disse ainda que não é possível desprezar o envolvimento de instituições hospitalares. “Vivemos em um sistema capitalista, onde os moldes de mercado causam um viés na ética médica”, alegou Dr. Bráulio. De acordo com ele, o Conselho só pode agir se houver denúncias. “Mas sempre que recebemos [denúncias], investigamos e punimos”, afirmou.
Para ele, falta uma política pública adequada em relação a esses materiais. “O Ministério da Saúde é o maior comprador e, por isso, deveria ter controle dos preços. Não faz sentido ter valores tão díspares. A primeira ação deveria ser evitar que houvesse monopólio do mercado. Depois, criar uma Câmara de Regulamentação”.
O Educasus começa às 10h30. Mais informações: Tatiana Viesseli – (11) 3111-4231 ou pelo e-mail tatiana.tecnico@fehosp.com.br