Na data em que se comemora o Dia do Anestesista, 16 de outubro, o médico chefe do Departamento de Anestesiologia da Santa Casa de Piracicaba, Itamar Curti, revela a importância da especialidade que, segundo ele, executa todos os tipos de anestesia para todos os portes cirúrgicos. “É uma especialidade de retaguarda imprescindível aos hospitais e que, para ser exercida, exige do anestesista conhecimento em várias áreas da medicina”, ressalta.
Ele lembra que o sucesso da cirurgia, assim como sua recuperação, depende de uma boa anestesia. Não é por acaso que a Anestesiologia vem sendo um dos ramos da medicina que mais evoluem. “Foi-se o tempo do medo da anestesia, hoje é possível monitorar vários parâmetros do organismo, proporcionando ao anestesiologista maior quantidade de informação trazendo mais segurança para o paciente ao longo de todo o processo cirúrgico”, enfatiza Curti.
Segundo ele, o avanço de novas técnicas tem permitido atender aos mais variados perfis do paciente. Ele ressalta que o anestésico é ministrado exatamente de acordo com a necessidade e a resposta do organismo de cada indivíduo. “Preparamos e administramos o processo de anestesia em recém-nascidos a pacientes de idade avançada, o que exige do profissional conhecimento científico e domínio técnico para lidar com os extremos etários”, diz.
Ele lembra que, em 1998, a Santa Casa implantou, de maneira inédita em Piracicaba e região, a técnica de PCA, sistema que permite ao paciente o controle da dor aguda pós-operatória. Ele destaca também o processo que garantiu ao Hospital a aquisição de moderna aparelhagem de anestesia e a inauguração da nova sala destinada ao Serviço Anestesiologia.
“Localizada em área anexa ao Centro Cirúrgico, o novo espaço reúne 21 anestesistas altamente qualificados para participar ativamente das mais de 50 cirurgias executadas todos os dias na Instituição”, explica.
Segundo ele, além de acomodar de maneira ainda mais segura e prática os diversos equipamentos, a nova sala, que recebeu o nome do Dr. Jorge da Silva, serve aos plantonistas do dia, dinamizando o processo de discussão de casos, troca de informações e de plantão.
Fonte: Santa Casa de Piracicaba