No mês de outubro, o mundo se veste e se ilumina de rosa pela luta e conscientização para a prevenção e combate ao câncer de mama, o segundo tipo mais comum no mundo e o mais frequente entre as mulheres.
Na última sexta-feira (16/10), com o objetivo de ressaltar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, a Santa Casa de Montes Claros realizou mais um mutirão de consultas e exames clínicos, gratuitos, para mulheres a partir de 40 anos de idade. Ao todo, 170 mulheres foram atendidas e encaminhadas ao agendamento de mamografia do hospital.
De acordo com o mastologista Gessandro Fernandes, a inciativa é mais que louvável. “Com o mutirão, temos a oportunidade de propiciar à comunidade um contato facilitado com os médicos mastologistas. Além disso, através da ação conseguimos encurtar o caminho à Mamografia pelo SUS”, explica.
A Santa Casa, como hospital referência em oncologia, dispõe de toda tecnologia e profissionais capacitados para atuar na a prevenção e no tratamento, visando alcançar o maior número de mulheres, trabalhando para a cura e melhoria da qualidade de vida.
Para o superintende do hospital, Maurício Sérgio Souza e Silva, é um dever, como instituição de saúde, referência para a região, realizar campanhas e estimular a participação da comunidade em prol da causa. “É urgente e necessário abordarmos esse assunto, pois, de acordo com estimativas do Instituto Nacional do Câncer, estão previstos 57 mil novos casos no Brasil este ano”, diz.
A comunicação desempenha papel fundamental para diminuir a incidência da doença, uma vez que o acesso à informação é, sem dúvida, um dos maiores aliados no combate à doença, haja vista que o câncer é hoje uma das principais preocupações da agenda global de saúde.