Nos dias 30 e 31 de outubro, a Sociedade Mineira de Terapia Intensiva (SOMITI) e a Associação Brasileira de Medicina de Emergência (ABRAMEDE), em parceria com a Santa Casa de Montes Claros, através do Centro de Estudos, realiza o 1º Congresso Norte-mineiro de Medicina de Emergência e a 5ª Jornada de Integração SOMITI.
Com o tema “Linha de cuidado do paciente crítico da urgência/emergência até a UTI – Unidade de Terapia Intensiva”, o evento tem como objetivo divulgar a nova especialidade médica, Medicina de Emergência, e trazer aos profissionais da saúde assuntos relevantes, além de estimular o interesse de estudantes para área mencionada da medicina.
Para um dos coordenadores locais, o médico cardiovascular da Santa Casa de Montes Claros, Luiz Ernani Meira Junior, a iniciativa é muito importante, uma vez que profissionais da saúde preparados adequadamente fazem a diferença entre a vida e a morte. “A urgência e emergência é uma área estratégica. Agora que o Brasil reconheceu a Medicina de Emergência como especialidade médica, precisamos trabalhar ainda mais este tema, assim como vem sendo no restante do país e no exterior”, diz.
Luiz Ernani comenta que o evento terá profundo impacto na região, pois Montes Claros é referência para uma região de mais de 1.500.000 (um milhão e meio) de habitantes. Além disso, é considerada um polo estudantil universitário, com três faculdades de medicina, cinco de enfermagem, além de outros cursos na área da saúde. “A cidade possui sete unidades de terapia intensiva adulto e duas unidades pediátricas. Na região temos mais quatro distribuídas em cidades polo microrregional.
Ainda contamos com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Portanto, a atualização profissional será um ganho imensurável para o norte de Minas”, afirma.
O Superintende da Santa Casa de Montes Claros, Maurício Sérgio Souza e Silva, relata que é um orgulho apoiar iniciativas como essa. “Nosso maior interesse é oferecer saúde de qualidade a quem procura e precisa do hospital. Portanto, saber que o principal beneficiado será o paciente, é uma alegria imensurável. Ganha ainda nosso Corpo Clínico, que terá uma chance preciosa de aprimorar conhecimentos e trocar experiências”, comenta.
Ao todo, 25 profissionais do Corpo Clínico da Santa Casa participarão do evento através de palestras e mesa redonda com temas relativos sobre terapia intensiva, medicina de emergência, linha de cuidado do paciente crítico, neurointensivismo, sepse e protocolo ACLS 2015. Além deles, o evento contará com catorze palestrantes de Belo Horizonte, um do Rio Grande do Sul e um de Fortaleza.
Na oportunidade, será realizada posse da Associação Brasileira de Medicina de Emergência – Regional Minas.
Inscrições
O evento é voltado para médicos, enfermeiros e fisioterapeutas que trabalham com serviço de urgência e emergência e em terapia intensiva. Além deles, podem participar estudantes das áreas mencionadas. As inscrições podem ser feitas no local do evento ou através do site da Sociedade Mineira de Terapia Intensiva – SOMITI: http://cursos.somiti.org.br/pesquisar-eventos/jornadas/5.
Confira a programação:
Fonte: Assessoria de imprensa Santa Casa de Montes Claros