A campanha ‘Novembro Azul’ é tradicionalmente vinculada à prevenção do câncer de próstata e divulgada logo depois da campanha ‘Outubro Rosa’, que alerta para o câncer de mama. No entanto, em função do Dia Mundial do Diabetes (14 de novembro), a Sociedade Brasileira de Diabetes também promove neste mês de novembro a campanha ‘Tudo Azul pelo Diabetes’ para destacar a importância da prevenção e do cuidado com a doença.
Em Belo Horizonte, para sensibilizar a população e agir contra o aumento de casos de diabetes, endocrinologistas da Santa Casa BH e a equipe do programa de Mestrado Profissional em Educação em Diabetes do Instituto de Ensino e Pesquisa SCBH participarão do mutirão ‘Vida Saudável e Diabetes’, que será realizado no dia 15 de novembro, das 8 às 12 horas, no Parque Municipal. Durante o evento – promovido pela Secretaria Municipal de Saúde da Capital – serão prestados atendimentos e orientações para promoção da saúde e controle do diabetes, com foco no diagnóstico precoce da doença. Os profissionais de saúde da Santa Casa BH darão orientações sobre os cuidados com os pés, com o objetivo de prevenir o pé diabético – uma das complicações mais frequentes no diabetes – e farão exames de aferição de pressão arterial e testes de glicemia capilar.
Para a endocrinologista da Santa Casa BH e coordenadora do Mestrado Profissional em Educação em Diabetes, dra. Janice Sepúlveda Reis, ações de conscientização são fundamentais para alertar a população para os fatores de risco da doença, a importância do diagnóstico precoce e, principalmente, para desmistificar o diabetes (uma doença do metabolismo da glicose causada pela insuficiência ou alterações na ação da insulina), um grave problema de saúde pública que acomete cerca de 8% da população brasileira. No entanto, muitos diabéticos vivem sem saber que tem a doença ou descobrem quando possuem complicações como pé diabético, insuficiência renal crônica, retinopatia diabética entre outros. Existem alguns métodos preventivos para evitá-la como a adoção de hábitos de vida saudável, dieta alimentar balanceada, controle do peso, realização de exame médico periódico para controlar os níveis glicêmicos e de atividade física.
Fonte: Grupo Santa Casa BH