Santa Casa de Piracicaba passa a oferecer residência em Bucomaxilofacial

Inscritos de todo País terão três anos de dedicação exclusiva no centro cirúrgico, passando por estágios em várias especialidades médicas correlacionadas

O Departamento de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial da Santa Casa de Piracicaba (CTBMF) está oferecendo, desde o último mês de outubro, duas vagas anuais para o Programa de Residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, com base no que preconiza o Conselho Federal de Odontologia.

Revista e ampliada, esta modalidade de ensino de pós-graduação substitui o antigo curso de especialização que vinha sendo oferecido pelo Hospital na área de CTBMF e é caracterizada pelo treinamento em serviço pelo período de três anos, totalizando cerca de 7.000 horas/aula, em regime de tempo integral e dedicação exclusiva.

De acordo com o cirurgião bucomaxilofacial Paulo Afonso de Oliveira Junior, coordenador do programa, depois de 20 anos de experiência, o Departamento de CTBMF concede novo formato de ensino a esta modalidade para que ela atenda ao perfil da residência odontológica, permitindo direcionar a assistência, sobretudo, para atendimento a pessoas carentes em consonância com os princípios filantrópicos da Santa Casa.

“O exame de seleção para a residência foi um sucesso; tivemos inscritos dos Estados de Rondônia, Piauí, Sergipe, Alagoas, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo”, disse o cirurgião, lembrando que os inscritos passaram por prova teórica, prova de Inglês, entrevista e análise de currículos, processo que resultou na seleção dos alunos Guilherme Bueno, de Piracicaba, e João Lisboa, do Piauí. “Detalhes sobre o processo seletivo podem ser obtidos no site ctbmfpiracicaba. com.br”, esclareceu Paulo Afonso.

Ele informa que, ao longo de três anos, o período de residência exige a atuação dos profissionais no centro cirúrgico e estágios em várias especialidades médicas correlacionadas, fornecendo vivência hospitalar para tratamento de traumas faciais complexos, correções de deformidades dento-faciais, tratamento de tumores benignos da boca e face e reconstruções faciais, bem como tratamento de pacientes com comprometimentos sistêmicos. “São processos que fornece inclusive formação na área de cirurgias orais avançadas na área da implantodontia”, esclarece.

A expectativa é que os formandos concluam a residência, realizando inclusive cirurgias de alta complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sob a supervisão direta do corpo de preceptores, que são os cirurgiões atuantes no Departamento, chefiados pelo cirurgião Armando de Barros. “Ao término da residência, os alunos passarão por uma prova teórica, com a apresentação de casos clínicos próprios submetidos ao crivo do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial para o posterior aval do Conselho Federal de Odontologia, órgão emissor do título de especialista”, disse.

Paulo Afonso explica que o Departamento de CTBMF da Santa Casa deu início ao primeiro curso em 1993. “O curso, entretanto, foi evoluindo e, com o tempo, passou a ser oferecido na forma de especialização e, agora, ganha o formato de residência em CTBMF”, esclarece. Segundo ele, a proposta é aprimorar o nível da formação dos especialistas, tendo-se por base um modelo mais moderno e atual, utilizado pelos melhores centros do mundo. “Neste período, formamos alunos do Brasil inteiro e também de outros países, como Colômbia e Peru”, disse o Coordenador.

Ele lembra que a complexidade e o resultado das intervenções levaram o Hospital a conquistar o padrão de alta complexidade em CTBMF, permitindo à Instituição tornar-se referência na região para casos mais complexos na área, a exemplo da reconstituição de face com o uso de próteses em casos de traumas e do tratamento de distúrbios e doenças das ATMs (articulações temporo mandibulares).

Fonte: Assessoria de imprensa da Santa Casa de Piracicaba 

Últimas Notícias

32º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos

31º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos

Programação oficial do 33º Congresso CMB aprofunda temas estratégicos para o setor filantrópico

CMB se reúne com o Ministério da Saúde e reforça participação no Congresso CMB 2025

Eventos CMB

No data was found

Receba Novidades da CMB

Complete com seus dados e receba em primeira mão atualizações, evento, informativos e notícias no seu email e whatsapp.

Nome:
Email:
Instituição:
Celular:
Cargo:

Contatos CMB

Fone: +55 (61) 3321-9563

Email: cmb@cmb.org.br

Endereço: SCS Qd. 1, Bloco I, Ed. Central, Salas 1202/1207 Brasília/DF

Visite a CMB