O Conselho Consultivo da Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB) reuniu-se para dar posse aos seus novos conselheiros e eleger o presidente do órgão, que será o ex-presidente da CMB e atual provedor da Santa Casa de Belo Horizonte, Saulo Coelho.
“O Conselho é um somatório de esforços com o Conselho de Administração da CMB. Sinto que poderemos fazer muito por esse setor que é a principal preocupação da sociedade. E as Santas Casas têm desempenhado um papel importante na Saúde Pública”, disse Saulo Coelho ao tomar posse.
Os conselheiros analisaram e aprovaram, ainda, o Regulamento Funcional do órgão. “O Regulamento é um modus operandi do Conselho. Ele é baseado no estatuto da CMB, acrescentando apenas as questões operacionais. Ele serve como um norte, porque o Conselho se constrói a cada reunião”, explicou a assessora Jurídica da CMB, Monaliza Santos.
Ao final da reunião, o diretor-geral da CMB, José Luiz Spigolon apresentou o resultado das atividades desenvolvidas pela entidade em 2015, estabelecidas no planejamento estratégico.
De acordo com o Estatuto da CMB, o Conselho Consultivo é órgão auxiliar do Conselho de Administração e é formado pelo ex-presidentes e vice-presidentes da CMB, em caráter efetivo, além de personalidades de vulto nacional ou dirigentes hospitalares do segmento que estejam ou que tenham contribuído para o aperfeiçoamento e desenvolvimento da CMB e de suas associadas.
Entre outras competências, o Conselho deve zelar pelo fiel cumprimento do Estatuto da CMB, apresentar estudos e propostas ao Conselho de Administração, visando contribuir para o aperfeiçoamento da CMB e do segmento filantrópico.
Reuniões
O Conselho Administrativo da CMB reuniu-se na quinta-feira (10) para discutir a pauta bimestral e fazer uma avaliação das atividades do Congresso Nacional e Internacional das Santas Casas. O presidente Edson Rogatti também informou sobre a audiência com o Ministério da Saúde, BNDES e parlamentares e a reunião com o secretário de Atenção a Saúde do Ministério da Saúde, Alberto Beltrame.
Já na Assembleia Geral Ordinária, realizada na sequência, foi apresentado e aprovado o orçamento-programa para 2016.
Também na quinta-feira, a assessora Jurídica da CMB participou da sessão solene em homenagem aos 10 anos de criação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e 20 anos de Conferências de Assistência Social, na Câmara dos Deputados.