A Santa Casa Olhos é referência nacional no atendimento do Glaucoma. A doença representa a segunda causa de cegueira no mundo e a terceira no Brasil. Caracterizada pela perda progressiva de campo visual, é decorrente, com mais frequência, da elevação da pressão intraocular, sendo a maior causa de cegueira irreversível, atingindo 2% da população acima de 40 anos e até 7% da população com mais de 70 anos.
Em 2002, a Santa Casa Olhos foi credenciada no Ministério da Saúde para prestar assistência ao paciente portador de Glaucoma, com atendimento 100% SUS, sendo então a instituição pioneira no país e referência nacional em Oftalmologia Nível II. Em dezembro deste ano, a instituição atingiu a marca de 10.000 pacientes beneficiados pelo projeto. A paciente número 10.000 é de Mirabela e já está em tratamento.
Os pacientes são recebidos em um ambulatório montado exclusivamente para esse atendimento, no qual são assistidos pacientes de Montes Claros, de todo Norte de Minas e do Sul da Bahia.
O acompanhamento sistemático dos portadores da doença é realizado por meio de Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Glaucoma, que faz o tratamento regular dos pacientes por meio de consultas para diagnóstico e reavaliação, acompanhamento trimestral e entrega de colírios hipotensores, com orientações de uso.
A equipe é composta por oftalmologistas e enfermeiros, numa estrutura composta por recepção, sala para realização de exame de campo visual (que antecede a consulta e é obrigatório para o diagnóstico da doença), dois consultórios médicos e um balcão para dispensação de colírios.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Santa Casa de Montes Claros (MG)