Investimento foi indicado no orçamento da União em 2014 pelo então deputado federal Gabriel Chalita (PDT-SP); funcionárias da CME (foto) durante treinamento com novo perfurador
A Santa Casa de Marília passou a contar com novos equipamentos para utilização em duas UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) e no Centro Cirúrgico, por meio da Central de Materiais Esterilizados (CME). Foram adquiridos, para procedimentos do SUS (Sistema Único de Saúde), cinco monitores multiparâmetros e um perfurador pneumático. O investimento de R$ 98.757,00 foi obtido por emenda parlamentar indicada ao orçamento da União em 2014 pelo então deputado Gabriel Chalita (PDT-SP).
O perfurador pneumático é um instrumento utilizado para abertura de orifícios nos ossos, em cirurgias ortopédicas. Já os monitores são alocados nas unidades intensivas, para que a equipe de assistência possa acompanhar, em tela, representações gráficas das condições do paciente.
Os equipamentos estão em fase de instalação e incorporação nos setores. O recurso financeiro foi liberado no final de 2015 e o processo de aquisição terminou em abril deste ano, após procedimentos que envolveram três setores: Captação de Recursos, Engenharia Clínica e Compras.
Além do perfurador que integra a emenda do ex-deputado Chalita, também foram recebidos mais dois instrumentos com as mesmas especificações referentes a outra emenda parlamentar, indicada no mesmo ano, pelo deputado Walter Ihoshi (PSD).
A enfermeira responsável pela CME, Cláudia Cordeiro, explica que os três kits acompanham 12 brocas, três maletas com manômetros e três frascos com 100 ml (cada) de óleo mineral. As equipes dos três turnos passaram por treinamento, inclusive com participação de representante da empresa fabricante. “Com esta aquisição, ampliamos a segurança em relação a disponibilidade do perfurador pneumático e, certamente, o atendimento da equipe da ortopedia será otimizado, elevando a qualidade da assistência oferecida aos nossos pacientes”, destacou a enfermeira.
Dos cinco monitores, três estão sendo instalados na UTI Neonatal e Pediátrica. Dois serão alocados na REC (Recuperação Cardiológica). As duas unidades são importantes estruturas do atendimento de Alta Complexidade oferecido por meio do SUS.
RECONHECIMENTO
A superintendente da Santa Casa de Marília, Kátia Ferraz Santana, reiterou que o investimento é carimbado, ou seja, está vinculado ao projeto cadastrado pelo hospital. “As instituições beneficiadas com as emendas não podem, por exemplo, usar estes recursos para aquisição de insumos, pagar energia elétrica ou funcionários. O Poder Público já estabelece que o objetivo dessa fonte é atualizar os equipamentos”, disse.
A diretoria agradeceu o empenho do ex-deputado Gabriel Chalita. O provedor da Santa Casa, empresário Milton Tédde, destacou o comprometimento do parlamentar. “O deputado é muito reconhecido pela atuação na área da Educação, mas também se mostrou sensível à questão da saúde. Apresentamos o hospital, mostramos o que é feito aqui na Santa Casa e as nossas necessidades, e tivemos essa resposta positiva. Só temos a agradecer”, disse o provedor.
A SANTA CASA
A instituição filantrópica é referenciada pelo SUS em alta complexidade e média complexidade. Realiza cirurgias e procedimentos especializados nas áreas de cardiologia, ortopedia, oncologia, entre outras especialidades.
Em nefrologia, a Santa Casa presta atendimento diário na hemodiálise e diálise, além de transplantes renais. Conta com serviços referenciados no setor de hemodinâmica, atendendo, inclusive, as urgências e emergências cardiológicas pelo SUS mediante encaminhamento pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e Corpo de Bombeiros
Fonte: Assessoria de imprensa – imprensa@santacasamarilia.com.br