O ministro da Saúde, Ricardo Barros, cancelou a participação que faria em audiência pública na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados nesta manhã. O objetivo era que ele apresentasse seus projetos no comando da Pasta. Contudo, segundo a assessoria do ministro, Barros foi convocado para uma reunião no Palácio do Planalto.
Os parlamentares lamentaram a ausência do ministro e manifestaram-se a favor da PEC 01, que propõe o investimento da União em Saúde em quase 20% da Receita Corrente Líquida, de forma escalonada. Eles também criticaram a PEC 143, que desvincula as receitas da Saúde e da Educação. Os deputados ressaltaram que o financiamento da Saúde já foi prejudicado pela EC 86 e que os recursos precisam ser ampliados, além de adotar medidas de controle e auditoria. Segundo eles, sem recursos não é possível ampliar o acesso ao SUS e sequer mantê-lo.
Ainda há a expectativa de que o ministro Ricardo Barros compareça à CSSF nesta quarta-feira (18) ou que receba alguns deputados mais tarde, em seu gabinete. A sessão estava sendo acompanhada por agentes de saúde do DF e outros movimentos que se manifestaram contra as declarações dadas pelo ministro em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo nesta semana.