As Faculdades Integradas Pitágoras e a Santa Casa de Montes Claros firmam parceria para a reforma dos quartos das enfermarias SUS do maior hospital da região. A ação faz parte do projeto Amigos da Santa Casa, dentro das comemorações do aniversário dos 145 anos da instituição, a ser celebrado no mês de setembro.
Durante a solenidade de inauguração do CEPEAGE – Centro de Prática de Engenharia, Arquitetura e Gestão, construído pelas Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros, foi assinado contrato para a concretização da obra, com o apadrinhamento de quatro quartos do SUS.
De acordo com a Diretora Executiva das Faculdades Integradas Pitágoras, professora Fátima Turano, para as FIPMoc, ampliar a parceria com a Santa Casa é muito importante para todos os cursos da área de saúde, principalmente o de Medicina.
“Num primeiro momento, integrando as comemorações dos 145 anos da Santa Casa, vamos participar do projeto de humanização, adotando a reforma e melhoramento dos quartos para melhor conforto dos pacientes, funcionários, médicos e acadêmicos. Nossa intenção é que possamos ter a Santa Casa como hospital escola das FIPMoc. São duas instituições sérias e com trabalho reconhecido pela população de Montes Claros”, salienta.
O Provedor Heli de Oliveira Penido ressalta a importância da parceria, na qual as Faculdades Pitágoras se tornam amigas da Santa Casa.
“É motivo de honra para o maior hospital do Norte de Minas assinar esse contrato com uma das mais importantes instituições de ensino superior do Estado para execução desse serviço, que representa o início de um novo tempo para a melhoria do atendimento prestado à nossa população, que precisa e merece receber assistência com investimentos em humanização e modernização das estruturas de atendimento”, afirma.
Amigos da Santa Casa
O projeto prevê a reforma e melhoria das instalações dos quartos que compõem as 11 enfermarias da Santa Casa de Montes Claros, visando oferecer aos pacientes um ambiente humanizado, climatizado e bem estruturado, tornando-os mais confortáveis para quem está em tratamento. Ao todo, serão contemplados 40 quartos, que vão receber novos colchões, poltronas, frigobar, televisor, pintura, mobiliário de apoio, enxoval, além de ar condicionado e novo sistema de iluminação.
As reformas vão ser realizadas por meio do programa de apadrinhamento, no qual empresas, entidades de classe ou pessoa física poderão ser responsáveis pela revitalização dos quartos, que vão receber pintura, mobiliários novos, equipamentos médico-hospitalares e climatização. O projeto de reforma será executado pelo setor de Engenharia e Manutenção da Santa Casa.