495 novos casos de câncer de mama devem ser registrados na região e 15.570 em todo Estado de São Paulo
Outubro é conhecido em todo mundo como o mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama. A data, que nasceu nos Estados Unidos na década de 90, extrapolou as fronteiras e, desde estão, tem estimulado a população no controle do segundo câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e ao redor do mundo. Dados da DRS-X (Direção Regional de Saúde de Piracicaba) estimam que, até o final deste ano, 495 novos casos da doença devem ser registrados na região e 15.570 em todo Estado de São Paulo.
Como forma de alertar a população e reforçar a importância da prevenção e do auto exame, o Centro de Oncologia da Santa Casa de Piracicaba (Cecan) preparou uma programação especial durante todo o mês de outubro. O lançamento acontece às 19h30 desta sexta-feira, 30, no Cecan, quando o oncologista Fernando Medina, diretor da unidade, receberá funcionários, clientes e convidados para a palestra a ser proferida pela master coach Renata Donegá Passos, que ampliará a abordagem do tema, lembrando que às vezes é preciso “Perder para ganhar”.
Em seguida, à 21h, ocorrerá homenagem póstuma à fundadora da Associação Viva a Vida, Wilma Godoy de Almeida. Na sequência, homenagem às mulheres que enfrentaram a doença e acionamento da iluminação que concederá cor rosa ao prédio do Cecan.
No dia 5 de outubro, o Cecan convida a população para participar da palestra a ser proferida a partir das 8h30 pela doutora em Fisiologia pela Unicamp e professora titular do curso de Fisioterapia da Unimep, Maria Silvia Mariani Pires de Campos, que falará sobre “Prevenção e tratamento do linfedema pós-mastectomia”.
Em seguida, as 10h, a nutricionista Fabiana Millani Gomes, responsável pelo ambulatório de Quimioterapia do Hospital da PUC Campinas e nutricionista do Centro de Oncologia Campinas, falará sobre “Nutrição e qualidade de vida”. Complementando a programação, dicas concedidas pelas pacientes Isabela Carrara e Ivana Arruda sobre as inúmeras maneiras de amarrar lenços na cabeça.
No sábado, dia 8, das 10h às 16h, o Cecan promove o Brechó Outubro Rosa com a venda de roupas, calçados, acessórios, brinquedos e utilidades domésticas doados pelos próprios pacientes e funcionários, com renda revertida para as confraternizações e campanhas que a Unidade direciona aos pacientes.
No dia 11, terça, às 8h30, palestra com a psicóloga do Centro de Oncologia de Campinas, Fabiana Marthes Molli Caron, que falará sobre o “Meu eu feminino convivendo com o câncer de mama”. Em seguida, às 10h, Workshop de maquiagem com a diretora de vendas da Mary Kay, Ivonete Oharomari, e a supervisora Jaqueline Trevizan. Às 10h30, oficina de reflexão com a contadora de histórias, professora, mestra e escritora Carmelina Toledo Pizza.
A programação prossegue às 8h30 do dia 19, quando a micropigmentadora Ana Savoi falará da aplicação da técnica em sobrancelhas e aréolas dos seios. Em seguida, apresentação de música e dança pelo “Grupo Amigas da Onça”, formado por pacientes e ex-pacientes oncológicos. Às 9h30, abordagem sobre “A saúde da mulher no Programa de Saúde da Família”, com a enfermeira Juliana Baldan de Barros, do Posto de Saúde do Bairro Monte Líbano.
A programação chega ao fim no dia 27 de outubro, a partir das 8h30, quando a oncologista Tânia Navarro Altamirano, membro titular da Sociedade Brasileira de Mastologia e da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, convida: “Vamos conversar sobre câncer de mama?”. Às 10h, as enfermeiras Ana Lúcia Henrique de Souza e Andressa Rocha Jeremias, supervisoras do setor de Quimioterapia do Cecan, falam sobre “Mitos e verdades sobre a quimioterapia para o câncer de mama na visão do enfermeiro”. Em seguida, o educador físico especialista em prescrição de exercícios para grupos especiais, Ronaldo Baggi, conversa sobre o impacto da educação física na qualidade de vida.
Santa Casa Saúde também promoverá ações no mês rosa
O câncer de mama é o tipo mais comum de câncer entre as mulheres no Brasil e no mundo, sendo a primeira causa de morte no sexo feminino. Com o intuito de divulgar e alertar sobre a doença e as formas de prevenir ou, ainda, detectá-la em estágio inicial, o Plano Santa Casa Saúde, por meio de seu Centro de Prevenção e Promoção de Saúde – Saúde Inteligente, promoverá um mês todo voltado à conscientização com foco no combate à doença.
Para isso, no dia 3 de outubro, a equipe do Saúde Inteligente fará a entrega de laços rosas para funcionários da Santa Casa com o propósito de conscientizá-los sobre a prevenção e reforçar a importância da avaliação anual das mamas junto ao seu médico ginecologista, possibilitando o diagnóstico precoce da doença e seu tratamento efetivo.
A programação prossegue no dia 13, com palestra aberta à população às 15h, no Salão de Convenções do Hospital, onde a mastologista Tânia Fabíola Navarro Altamirano falará sobre Prevenção do Câncer de Mama por meio de um bate-papo informal e esclarecimento de dúvidas.
No dia 19, Dia Internacional de Luta Contra o Câncer de Mama, funcionários do Plano Santa Casa Saúde e do Saúde Inteligente estarão vestidos de rosa, lembrando que a doença existe, assim como ações preventivas capaz de evitá-la e tratamentos curativos avançados.
O superintendente do Santa Casa Saúde, Ruy Nogueira, lembra que, além das ações práticas, a equipe multiprofissional do Centro de Prevenção e Promoção da Saúde – Saúde Inteligente incluirá na programação dos grupos de Apoio ao Paciente Diabético e Hipertenso (GADH), Bem Estar, Saúde em Equilíbrio e no Programa de Pré e Pós-Cirurgia Bariátrica abordagens para disseminar a conscientização e reforçar a importância da prevenção. “Trabalhamos com ímpeto na implantação de ações preventivas com a forte convicção de que a melhor maneira de controlar e minimizar os efeitos da doença é evitar que ela apareça ou identificá-la em seu estágio inicial”, disse.
Fonte: Assessoria de imprensa da Santa Casa de Piracicaba