‘Da saúde cuidamos juntos’ é o tema da campanha proposta pela ANS e encampada também pelo Saúde Inteligente para combate à obesidade e depressão
Aulas de zumba, lian gong, aferição da pressão arterial, teste de bioimpedância (glicemia e diabetes), exposição e degustação de suplementos alimentares e produtos sem açúcar estão entre as atividades que prometem movimentar a população no período das 8 às 11 horas, sábado, dia 8 de abril, no Parque da Rua do Porto.
A iniciativa é do Saúde Inteligente, da Santa Casa Saúde que, em parceria com a Rede Drogal, Naturiza e Delta Supermercado, encampou o movimento deflagrado pelo Ministério da Saúde, por meio da Agência Nacional de Saúde, em reverência ao Dia Mundial da Saúde, comemorado hoje (7), e ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, lembrado em 26 de abril.
Com este desafio, médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas e educadores físicos do Saúde Inteligente se juntam a orientadores de lian gong e de zumba para coordenar as atividades que, segundo a enfermeira Terezinha Carvalho, uma das organizadoras do evento, deverão reunir cerca de 300 pessoas, entre beneficiários do Saúde Inteligente e público em geral.
Segundo ela, a mobilização acontece em âmbito nacional durante todo o mês de abril em prol do combate a dois temas que têm sido muito debatidos nacionalmente e internacionalmente: a depressão e a obesidade.
“O objetivo da campanha é trabalhar com ações que colaborem para a redução dos percentuais de sobrepeso e de obesidade”, disse a enfermeira, ressaltando que, por meio de práticas e orientações que motivem mudanças de hábitos e de estilo de vida, é possível promover mais saúde e qualidade de vida na sociedade, pois a atividade física regular promove efeitos fisiológicos importantíssimos, como aumento do metabolismo, redução da pressão arterial e do peso corporal, proporcionando saúde e bem estar”,disse.
Obesidade e depressão são combatidas com atitude
Na análise do diretor técnico da Santa Casa e superintendente da Santa Casa Saúde, Ruy Nogueira, as ações coordenadas em Piracicaba pelo Saúde Inteligente evidencia o comprometimento da Instituição e de seu plano de saúde com o bem estar da população e de seus beneficiários.
Com relação aos dois temas propostos pelo Ministério da Saúde para a campanha deste ano, depressão e obesidade, Ruy Nogueira lembra que, segundo a OMS- Organização Mundial de Saúde, o número de pessoas com depressão está aumentando e as mulheres são mais afetadas do que os homens.
“Mais de 300 milhões de pessoas de todas as idades no mundo sofrem com essa patologia”, disse o médico. Ele revela, inclusive, que a depressão é a principal causa de incapacidade e contribui para a carga global de doenças.
Segundo o médico, embora existam tratamentos eficazes conhecidos para depressão, menos da metade dos afetados no mundo recebe tais cuidados. “Os obstáculos incluem a falta de recursos, carência de profissionais treinados e o estigma social associado aos transtornos mentais”, disse Nogueira, ressaltando a importância de se diferenciar a tristeza da depressão. “É uma doença, muitas vezes, silenciosa e devastadora quando não tratada”, enfatizou.
A OMS também aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde no mundo. Levantamentos apontam que mais de 50% da população está acima do peso, ou seja, na faixa de sobrepeso e obesidade, mal que atinge 15% das crianças. O consumo alimentar foi apontado como indicador importante para identificar os indivíduos em risco e nortear o desenvolvimento de ações de promoção ou recuperação da saúde.
Segundo Ruy Nogueira, no enfrentamento dessas duas patologias, destaque para uma dieta saudável e para o combate ao sedentarismo por meio da prática regular de atividade física, elementos importantes na promoção da saúde e qualidade de vida conforme preconizam os programas de promoção de saúde e prevenção de doenças disponibilizados pelo Plano.
Fonte: Assessoria de imprensa Santa Casa de Piracicaba