A Santa Casa de Montes Claros realiza na próxima sexta-feira (07/04), das 8 às 11:30h, a 5ª edição do “Santa Casa Mais Saúde” em comemoração ao Dia Mundial da Saúde. A ação será realizada na Praça Honorato Alves, também conhecida como Pracinha da Santa Casa.
Durante o evento serão oferecidos os seguintes atendimentos: Aferição de pressão, exames de glicemia capilar, avaliação postural, cálculo de IMC, orientações nutricionais, orientações e captação de doadores de sangue, escuta psicológica, orientações sobre prevenção a DSTs e AIDS. A expectativa de público para este é de aproximadamente 500 atendimentos.
A iniciativa, que tem como objetivo oferecer ações preventivas em benefício da comunidade, é realizada inteiramente com a ajuda de parceiros e voluntários. Esse ano já contamos com a parceria do Hemominas, Faculdades Pitágoras, GRAPPA, Copasa, Rádios Transamérica e Educadora, além de voluntários.
Dia Mundial da Saúde
No dia 07 de abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde, criado em 1948 pela OMS (Organização Mundial da Saúde), devido à preocupação em manter o bom estado de saúde das pessoas no mundo, bem como alertar sobre os problemas que atingem a população.
Este ano, a campanha tem como tema “Depressão. Vamos conversar”. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a nível mundial, estima-se que mais de 350 milhões de pessoas vivem com depressão. Nas Américas, o número de pessoas afetadas é de cerca de 50 milhões. A iniciativa reforça que existem formas de prevenir a depressão e também de tratá-la, considerando que ela pode levar a graves consequências.
A OMS alerta que a depressão é um transtorno mental frequente e que é a principal causa de incapacidade em todo o mundo e contribui de forma muito importante para a carga global de doenças. Mais mulheres são afetadas pela depressão que os homens. No pior dos casos, a depressão pode levar ao suicídio.
Visão geral
A condição é diferente das flutuações usuais de humor e das respostas emocionais de curta duração aos desafios da vida cotidiana. Especialmente quando de longa duração e com intensidade moderada ou grave, a depressão pode se tornar uma séria condição de saúde. Ela pode causar à pessoa afetada um grande sofrimento e disfunção no trabalho, na escola ou no meio familiar. Cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio a cada ano – sendo a segunda principal causa de morte entre pessoas com idade entre 15 e 29 anos.
Fonte: Assessoria de imprensa Santa Casa de Montes Claros (MG)