Santa Casa de Piracicaba imuniza funcionários contra a Influenza

Este ano Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, será de 17 de abril a 26 de maio de 2017, sendo 13 de maio, o dia de mobilização em todo país

De hoje (18) até o dia e 20 de abril, funcionários da Santa Casa de Piracicaba serão imunizados contra a Influenza, por intermédio do Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho), que montou uma força tarefa para que todos profissionais sejam vacinados. As doses foram cedidas pelo município, por meio da Divisão de Imunização do Centro de Vigilância Epidemiológica. Ao todo, são 2.100 doses para atender a comunidade hospitalar. A aplicação será realizada em dois horários, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h, no Ap2 do Hospital Santa Isabel. Basta levar a carteira de vacinação para atualização vacinal da gripe 2017.

De acordo com e enfermeira coordenadora do Sesmt, Maria Lucia Frederici, a ação tem como finalidade manter a saúde da comunidade hospitalar. “É a forma de cuidar do nosso funcionário e, consequentemente, estender esse cuidado aos clientes que utilizam do Hospital”, salienta.

Os profissionais da área da saúde integram o grupo prioritário por estarem mais vulneráveis a desenvolver a forma grave da doença, assim como: crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; povos indígenas; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais.

A imunização contra a influenza tem como meta evitar os casos mais graves e os óbitos. Maria Lucia explica que a influenza (gripe) é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório. “É de fácil transmissão e pode disseminar com facilidade em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas, por secreções respiratórias, pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz”, alerta.

Lucia explica que o Brasil, assim como todos os países que usam essa vacina, segue a recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) de vacinar os grupos com maior vulnerabilidade para as complicações e os óbitos. “A estratégia de vacinação minimiza a ocorrência da doença, as internações e óbitos atribuíveis ao vírus influenza nos grupos mais vulneráveis”, enfatiza. Ela lembra que a vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe (H1N1, H3N2 e influenza B) e que o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos. “É fundamental realizar a imunização no período da campanha para garantir a proteção antes do início do inverno”, lembra.

Números – Dados da OMS, revelam que, anualmente, 5 a 15% da população mundial seja acometida pelo vírus influenza, inclusos 3 a 5 milhões de casos graves e 250 mil a 500 mil mortes. Ano passado, o Estado de São Paulo registrou 20.918 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, sendo que 2.558 (12,2%) evoluíram a óbito. Do total, 5.311 foram confirmados para o vírus influenza, incluindo 829 óbitos, distribuídos em 411 (63,7%) municípios.

Este ano Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, será de 17 de abril a 26 de maio de 2017, sendo 13 de maio, o dia de mobilização nacional.

 Fonte: Assessoria de imprensa Santa Casa de Piracicaba

Últimas Notícias

32º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos

31º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos

Programação oficial do 33º Congresso CMB aprofunda temas estratégicos para o setor filantrópico

CMB se reúne com o Ministério da Saúde e reforça participação no Congresso CMB 2025

Eventos CMB

No data was found

Receba Novidades da CMB

Complete com seus dados e receba em primeira mão atualizações, evento, informativos e notícias no seu email e whatsapp.

Nome:
Email:
Instituição:
Celular:
Cargo:

Contatos CMB

Fone: +55 (61) 3321-9563

Email: cmb@cmb.org.br

Endereço: SCS Qd. 1, Bloco I, Ed. Central, Salas 1202/1207 Brasília/DF

Visite a CMB