Irmã Veerle recebe homenagem da Santa Casa de Montes Claros

A Santa Casa de Montes Claros preparou no último sábado (20/05), uma homenagem à Irmã Veerle. Há 49 anos no Brasil, Irmã Veerle dedicou a vida, integralmente, à Santa Casa. Servindo de forma incondicional aos pacientes, sobretudo os mais carentes, cumprindo a verdadeira missão de fé, amor ao próximo e caridade, Maria Juliana Wandekeybus, nome de batismo, faz parte da Congregação do Sagrado Coração de Maria de Beerlar há 55 anos.

Irmã Veerle sempre atuou de forma significativa na assistência aos pacientes do hospital, principalmente, as crianças do setor de pediatria. “Quando cheguei para trabalhar na Santa Casa, conheci a Irmão Veerle, uma senhora de traje próprio, de voz firme, que escondia por traz do seu sotaque, toda responsabilidade de conduzir os trabalhos e toda organização da pediatria, tarefa que exerceu com maestria”, diz a Drª Nelma Maria Antunes.

Durante a homenagem, a Irmã, que hoje encontra-se afastada de suas atividades na Santa Casa por motivo de saúde, recebeu a visita do Arcebispo Dom José Alberto Moura, colaboradores do hospital, amigos e admiradores de seu trabalho. “Irmã Veerle faz parte da história da instituição. Hoje queremos agradecer por tudo que ela proporcionou aos pacientes e ao hospital, pois, durante toda sua vida, ela foi um ser humano de exemplo de fé, doação, caridade e amizade. Ressalto meu respeito e admiração pela dedicação dela junto aos enfermos, crianças e idosos, e sua contribução para o alcance de melhorias no nosso setor de pediatria e outras alas de internação”, comentou o Superintende Maurício Sérgio Sousa e Silva.

Servir e amar o próximo
Joana Maria Juliana Wandekeybus nasceu em 26 de novembro de 1937, na cidade de Esseen, Bélgica. Aos 21 anos ingressou na Congregação do Sagrado Coração de Maria. Após dois anos de noviciado, estudou enfermagem. Durante cinco anos trabalhou como enfermeira em um hospital da Bélgica.

Em 9 de fevereiro de 1968, quando chegou ao Brasil, veio para Montes Claros trabalhar na Santa Casa, local de atuação até os dias atuais, há 49 anos. Adaptou-se rápido ao clima e à cidade, ainda pequena, na época, pois se sentia realizada por fazer o que mais gostava: cuidar dos mais necessitados.

Nessa época a Santa Casa era um hospital pequeno, com poucos funcionários, mais ou menos 50 pessoas. Não havia funções definidas e todos faziam de tudo para atender os pacientes. Todos se tornaram amigos e formavam uma grande família. A instituição era carente de recursos financeiros e as irmãs desempenharam papel fundamental para a manutenção do atendimento.

Irmã Veerle trabalhou com as outras irmãs e os médicos pioneiros do corpo clínico, ensinando a profissão de enfermeira a jovens que desejavam trabalhar no hospital. Ao longo desses 49 anos sempre contou com o apoio de familiares e amigos da Bélgica e Holanda, que enviavam roupas e materiais médico-hospitalares para auxiliar o trabalho de cuidar dos doentes.

Após passar por todas as alas hospitalares, inclusive a obstetrícia, Irmã Veerle dedicou 30 anos ao trabalho na pediatria. Além da parte assistencial, Irmã Veerle cuidava ainda da espiritualidade dos pacientes como voluntária da Pastoral da Saúde, ministrando sacramentos da Comunhão, Confissão e Unção dos Enfermos.

Fonte: Assessoria de imprensa Santa Casa de Montes Claros

Últimas Notícias

32º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos

31º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos

Programação oficial do 33º Congresso CMB aprofunda temas estratégicos para o setor filantrópico

CMB se reúne com o Ministério da Saúde e reforça participação no Congresso CMB 2025

Eventos CMB

No data was found

Receba Novidades da CMB

Complete com seus dados e receba em primeira mão atualizações, evento, informativos e notícias no seu email e whatsapp.

Nome:
Email:
Instituição:
Celular:
Cargo:

Contatos CMB

Fone: +55 (61) 3321-9563

Email: cmb@cmb.org.br

Endereço: SCS Qd. 1, Bloco I, Ed. Central, Salas 1202/1207 Brasília/DF

Visite a CMB