A Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale), em parceria com a Casa de Acolhida Padre Eustáquio (Cape), realiza, no dia 30/08 o “Fórum de Políticas Públicas – Desafios para a Oncologia em Minas Gerais“. O evento, que tem o apoio da Santa Casa BH, vai reunir especialistas na área para debater prevenção, diagnóstico e acesso a tratamento.
Estarão presentes no Fórum a Dra. Galzuinda Reis, médica assistencial da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, Daiana carvalho, coordenadora da rede de atenção às doenças crônicas, Márcia Dayrell, da Comissão de Oncologia da Secretaria Municipal de Saúde, Dra. Vanessa Lima, representante dos médicos, o Dr. Gilmar de Assis, promotor de justiça, representando o Ministério Público da Saúde, e o Dr. Gláucio Oliveira Nangino, superintendente de assistência ao SUS da Santa Casa BH.
Estima-se que até 2029 o câncer será a principal causa de mortes no Brasil. Em Minas Gerais, só neste ano, mais de 28 mil pessoas devem receber diagnóstico de câncer. No estado, os tipos mais incidentes são de próstata, mama, colorretal e pulmão. Neste contexto, o Fórum propõe uma discussão sobre o aperfeiçoamento do sistema de Saúde, com a participação de governos, usuários, médicos e profissionais da área de atenção oncológica.
“Pretendemos reunir os principais interlocutores envolvidos com o tema no Estado para conversar sobre os problemas enfrentados durante a jornada do paciente e, assim, construir uma política que contemple suas necessidades”, afirma Merula Steagall, presidente da Abrale. “Também trabalhamos incessantemente para que toda população tenha informação quanto à prevenção e importância do diagnóstico precoce da doença”, destaca.
Serviço
Fórum de Políticas Públicas – Desafio para a Oncologia em Minas Gerais
Data – 30/08 – das 8h às 12h – Santa Casa
Salão Nobre da Santa Casa BH
Rua Álvares Maciel, 611, Bairro Santa Efigênia-BH.
Fonte: Assessoria de imprensa Grpo Santa Casa BH