Para celebrar os 146 anos de história da Santa Casa de Montes Claros, maior hospital do Norte de Minas, a Câmara Municipal realizou na noite desta sexta-feira (22) uma reunião especial. A homenagem foi proposta pelo vereador Soter Magno, e aprovada de prontidão por todos os parlamentares. Para celebrar os 146 anos de história da Santa Casa de Montes Claros, maior hospital do Norte de Minas, a Câmara Municipal realizou na noite desta sexta-feira (22) uma reunião especial. A homenagem foi proposta pelo vereador Soter Magno, e aprovada de prontidão por todos os parlamentares.
Durante a solenidade, autoridades elogiaram projetos importantes criados pelo hospital para atender com mais dignidade a população atendida pelo Sistema Único de Saúde. Na entrada da Câmara, diversos cartazes foram colocados por empresas e entidades de classe em apoio ao trabalho prestado pela irmandade.
Participaram da homenagem, o prefeito municipal Humberto Souto, o deputado estadual Gil Pereira, o provedor da Santa Casa, Heli Penido, o superintendente do hospital, Maurício Sérgio Sousa e Silva, vereadores e outras autoridades locais. Colaboradores e voluntários da Santa Casa também marcaram presença na homenagem realizada no plenário do legislativo.
Durante sua fala, o vereador Soter Magno, justificou o pedido de homenagem ao hospital, destacando que a entidade oferece atendimento humanizado, e que a cada dia tem investido em qualificação profissional e técnica. “Graças a boa administração da Santa Casa, hoje, nós não precisamos sair de Montes Claros para receber atendimento de excelência. Não podemos deixar de reconhecer e parabenizar toda a direção do hospital, que têm se mantido comprometida com a missão inicial da entidade, é que atender de forma caridosa aqueles que mais precisam”, destacou.
O prefeito Humberto Souto parabenizou o superintendente e o provedor da Santa Casa, enfatizando que “administrar de forma eficaz um hospital com capacidade de atender pacientes de quase 90 municípios, é algo desafiador, mas que vocês têm conseguido de uma forma surpreendente. Com poucos recursos do Governo, mas com muita vontade de fazer dar certo”, disse.
Em agradecimento a homenagem prestada, o provedor Heli Penido, ressaltou que o hospital tem alcançado nível de excelência, graças ao empenho e dedicação de todos os colaboradores, que trabalham para um bem comum, que é prestar um atendimento respeitoso a cada paciente. “Só é possível alcançar o sucesso, quando cada um faz sua parte. A Santa Casa tem conseguido se manter economicamente e ativamente estável, mesmo em tempos difíceis, e isso é motivo de muita alegria para todos, porque a instituição não pertence à provedoria ou superintendência, mas ao povo. E todos nós podemos nos orgulhar porque o nosso hospital entre as dez melhores Santas Casas do país”, enfatizou.
O superintende Maurício Sérgio, fez questão de falar sobre a filantropia da Santa Casa, destacando a dedicação da Irmã Beata, “maior exemplo desprendimento e generosidade que a cidade já teve. Nós nos orgulhamos também, de outros milhares de heróis que por lá passaram”.
Maurício ressaltou ainda, que a maior preocupação da superintendência tem sido oferecer o tratamento de igualdade para todos os pacientes que procuram atendimento.
“A Santa Casa tem cumprido sua vocação, e estamos trabalhando incansavelmente para atender a todos com excelência, seja qual for a sua classificação, seja do SUS, do convênio ou particular. Muito me encanta todos os projetos que a Santa Casa tem abraçado, e alcançado sucesso, como a Unidade de AVC, o Outubro Rosa, Novembro Azul, e agora o Setembro Verde, dedicado a doação de órgãos. No ano passado, realizamos mais de 200 transplantes, entre rins, fígado, córnea e agora estamos habilitados para transplante de medula óssea, e já falando em transplante de coração. A Santa Casa está acima da média Brasil em transplante. Anualmente já estamos realizando mais de um milhão e meio de atendimentos, isso mostra o quanto o hospital evoluiu. E estamos orgulhosos por esse reconhecimento prestado a nossa justa e honrosa causa que é a Santa Casa”, finalizou.
Fotos: Wendy Walesco Fonte: Assessoria de imprensa Santa Casa de Montes Claros (MG)