Santa Casa de Goiânia promove reencontro de paciente com familiares após 44 anos

Sebastião Vicente, de 76 anos, é de Minas Gerais e desde 1974 não tinha contato com parentes; “Pensávamos até que ele já estivesse morto”, diz sobrinha do idoso.

 

Uma visita cercada de emoção, promovida pela Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, deu fim, neste domingo (28), aos 44 anos de espera de uma família de Minas Gerais pelo reencontro com o aposentado Sebastião Vicente Bárbara, de 76 anos. O idoso, que trata no hospital de um câncer no esôfago, estava desaparecido dos familiares desde 1974, mas foi reintegrado ontem aos parentes depois de o Serviço Social da Santa Casa encontrar parte da família dele em Tupaciguara (MG).

 

“Pensávamos até que ele já estivesse morto”, disse a funcionária pública aposentada Vânia Ribeiro, 55 anos, sobrinha de Sebastião. Ela viajou às pressas de Uberlândia (MG) para encontrar o tio neste domingo. Dois irmãos do idoso, também da cidade mineira, visitaram o paciente ontem. Quatro décadas depois de ver os familiares pela última vez, Sebastião reconheceu Norma e Ivando Ribeiro, parte dos quatro irmãos vivos do aposentado.

 

A família afirma que Sebastião desapareceu de Tupaciguara após um desentendimento que teve com a mãe, Joana Rodrigues, falecida em 1994. Segundo o próprio idoso, depois disso ele viveu em áreas rurais próximas aos municípios goianos de Cachoeira Dourada e Campinorte, onde trabalhou como motorista de trator e tratador de animais. Sebastião conta que é solteiro e não tem filhos.

 

O paradeiro de Sebastião foi revelado à família após o Serviço Social da Santa Casa buscar informações de parentes junto à Prefeitura de Tupaciguara. Não demorou para a notícia chegar aos familiares do aposentado, através da auxiliar administrativa Mônica Fernandes Lopes Dutra, funcionária da Secretaria de Saúde local.

 

Superintendente-geral da Santa Casa de Goiânia, a médica Irani Ribeiro de Moura comemora o reencontro de Sebastião com os parentes. “O apoio e o amparo dos familiares são essenciais para potencializar a recuperação de uma pessoa em tratamento de saúde. Então agora, com o senhor Sebastião reintegrado à sua família, essa assistência ainda mais humanizada, contando com seus parentes, pode contribuir significativamente com a cura que buscamos para ele”, comenta Irani. Sebastião está prestes a iniciar as sessões de radioterapia.

 

O psicólogo Roberto Ribeiro, que acompanha o idoso, analisa que o encontro de Sebastião com a família pode surtir um efeito terapêutico no paciente. “A mente reage de forma integral com o corpo.  Portanto, tendo em vista que agora, com o amor, zelo e tempo dedicado pelos familiares, ou seja, de pessoas que fazem parte da história do senhor Sebastião, ao menos na parte social, do acolhimento, já é possível dizer que isso mudou na vida dele”, diz,

“Agora é vida nova”, declara Vânia Ribeiro sobre o relacionamento com o tio Sebastião. Ela revela que a família tenta a partir desta segunda-feira (29) uma vaga para o paciente continuar o tratamento no Hospital do Câncer de Uberlândia, perto dos parentes.

 

Fonte: Ascom/Santa Casa de Misericórdia de Goiânia

Últimas Notícias

32º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos

31º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos

Programação oficial do 33º Congresso CMB aprofunda temas estratégicos para o setor filantrópico

CMB se reúne com o Ministério da Saúde e reforça participação no Congresso CMB 2025

Eventos CMB

No data was found

Receba Novidades da CMB

Complete com seus dados e receba em primeira mão atualizações, evento, informativos e notícias no seu email e whatsapp.

Nome:
Email:
Instituição:
Celular:
Cargo:

Contatos CMB

Fone: +55 (61) 3321-9563

Email: cmb@cmb.org.br

Endereço: SCS Qd. 1, Bloco I, Ed. Central, Salas 1202/1207 Brasília/DF

Visite a CMB