A Federação das Misericórdias e Entidades Filantrópicas e Beneficentes do Estado do Rio de Janeiro (FEMERJ) e a Santa Casa de Misericórdia de Campos realizaram, em parceria com a Conferência Nacional dos Bispos (CNBB), um café da manhã como desdobramento da Campanha da Fraternidade, que este ano tem o tema central “Fraternidade e Saúde Pública”.
O evento ocorreu no último dia 23 de março e contou com a presença do secretário de Comunicação da cidade do Rio de Janeiro, Mauro Silva; do bispo da Diocese de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz; e do presidente da FEMERJ, Benedito Marques (Foto).
A Campanha da Fraternidade, lançada pela CNBB, vai desenvolver atividades por todo o período da Quaresma. O tema tem motivado a adesão de vários segmentos sociais e elevado o debate político sobre a Saúde pública brasileira. A CNBB informou que a escolha do tema, voltado para a Saúde, visou promover ampla discussão sobre a realidade da Saúde no Brasil e das políticas públicas em execução. O debate envolve conceitos, direitos, orçamentos, serviços públicos e a visão cristã do sofrimento.
Para o presidente da FEMERJ e provedor da Santa Casa de Campos, Benedito Marques, em âmbito regional é necessário avançar o debate com apoio consciente de importantes segmentos da sociedade organizada. “O acesso à saúde pública é um direito constitucional, mas implica também em deveres para garantir a operacionalidade do sistema, que sempre conta com recursos públicos escassos e aquém do necessário para assegurar serviços com qualidade”, disse Marques.
Santa Casa de Campos – No próximo dia 12 de agosto, a Santa Casa de Campos comemora os 220 anos de registro do estatuto da entidade, que foi plenamente inspirado nas mensagens cristãs e no compromisso com a prática hospitalar de obras sociais.