O Estado do Espírito Santo pode ser o próximo a implantar o projeto Cuidados Continuados Integrados. O secretário de Saúde do Estado, José Tadeu Marino, demonstrou interesse em adotar a medida como forma de fortalecer os hospitais de pequeno porte. O projeto foi apresentado ao secretário em março pelo presidente da Confederação das Santas Casas de Misericórdia (CMB), José Reinaldo Nogueira de Oliveira Junior, e pelo presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Estado do Espírito Santo (FEHOFES), Luiz Nivaldo.
Durante o encontro, Dr. José Reinaldo agradeceu o apoio e a parceria que o Governo do Estado do ES e a Secretaria de Saúde (SESA) têm desenvolvido junto aos hospitais filantrópicos, com excelente retorno dos investimentos efetuados em benefício da saúde da população do ES. Ele ressaltou, também, o esforço da FEHOFES na integração dos hospitais com a equipe da SESA, possibilitando o desenvolvimento e a manutenção dessa parceria.
O secretário José Tadeu Marino confirmou o apoio ao Setor Filantrópico e declarou o interesse em desenvolver parcerias e soluções para os hospitais de pequeno e médio porte. Ele afirmou que quer conhecer e implantar o projeto Cuidados Continuados, apresentado pela CMB/FEHOFES, reconhecendo a importância dos hospitais filantrópicos que, no Estado, atendem mais de 60% do SUS.
Para apresentar e discutir o projeto e sua implantação, a FEHOFES e a SESA devem realizar um Seminário conjunto, com data a ser definida nos próximos 90 dias.
Foto: Alessandra Fornazier/SESA