A Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB) participou do 36º Encontro Catarinense de Hospitais, que ocorre de 27 a 29 de agosto, em Florianópolis. O evento tem como tema central a Gestão Hospitalar com Foco na Segurança do Paciente.
O presidente da CMB, Edson Rogatti participou das cerimônias de abertura e de encerramento, onde falou sobre a crise das Santas Casas e reforçou a importância da participação das entidades na manifestação do dia 25 de setembro.
As alterações na lei 12.101, que trata dos procedimentos de certificação, foram abordadas durante a mesa “Filantropia: nova legislação e principais problemas que geram diligências e indeferimentos do Cebas-Saúde”. Na ocasião, a diretora do Departamento de Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social do Ministério da Saúde, Cleusa Bernardo e o advogado especialista em filantropia, Luiz Vicente Dutra falaram sobre as especificidades da legislação, as principais mudanças e consequências para as entidades. A mesa foi moderada pela assessora jurídica da CMB, Monaliza Santos.
Entre os destaques da programação, estão os debates sobre a importância das ações para a segurança do paciente em serviços de saúde, o projeto E-Social e a comunicação e relacionamento no trabalho.