A frase que afirma “quem procura, cura” ilustra bem a intenção do Centro do Câncer da Santa Casa de Piracicaba (CECAN) ao promover palestra educacional direcionada a profissionais de saúde de Piracicaba e região, dentro da campanha ‘Novembro Azul’.
O evento, marcado para as 14 horas do próximo dia 26 de novembro, no salão de convenções do Hospital, pretende trafegar na contramão dos dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), que apontam o câncer de próstata como o segundo mais recorrente em homens brasileiros. “Este tipo de câncer está atrás apenas do câncer de pele e, em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo, representando cerca de 10% do total de cânceres”, esclarece o médico oncologista e palestrante Fernando Medina.
Ele enaltece a importância da prevenção e lembra que o diagnóstico precoce pode definir a distância entre a cura do câncer de próstata e a alta incidência de mortes causada pela doença. “Não é drama, não; é a realidade”, reforça o especialista.
Medina revela que, em 2012, ano dos dados mais recentes, o Brasil registrou mais de 13 mil mortes em decorrência do câncer de próstata. “Existem dois meios de diagnóstico: o exame de sangue para medir a quantidade do hormônio PSA, que em grandes quantidades pode indicar a presença da doença, e aliado a esse exame, o toque retal, que detecta o crescimento da glândula prostática que também pode ser um indício de câncer”, explica. Se constatada alguma anomalia após esses exames, o paciente é submetido a uma biópsia para confirmação laboratorial da doença.
Medina finaliza, referindo-se à resistência que alguns homens, infelizmente, ainda apresentam com relação ao exame retal para diagnóstico, por medo ou vergonha. “Ainda há preconceito e a campanha Novembro Azul vem para mostrar aos homens a importância de se livrar dele e fazer o exame para detecção precoce da doença, preservando sua saúde e sua vida”.
Serviço – As vagas para a palestra são gratuitas e limitadas e as inscrições devem ser feitas junto ao Núcleo de Aprimoramento e Desenvolvimento de Pessoas, pelo telefone (19) 3417.5081 ou 3417.5115.