Fórum Integra Saúde debateu o futuro dos filantrópicos de Minas Gerais

A diretoria da Federassantas entregou aos secretários estaduais e deputados presentes ao Fórum Integra Saúde uma Proposta de Sustentabilidade das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais, no último dia 17. O documento foi construído com a colaboração dos hospitais filiados à Federassantas. O Fórum Integra Saúde proporcionou um diálogo aberto entre os gestores hospitalares e agentes públicos que atuam diretamente sobre as políticas públicas de saúde do estado.

A subsecretária de Regulação em Saúde, Maria do Carmo, e a subsecretária de Políticas e Ações de Saúde, Miriam de Souza, apresentaram uma visão técnica sobre os programas e políticas de saúde existentes no estado e tiraram dúvidas dos participantes sobre os rumos do novo governo.

O segundo painel trouxe para a mesa a relação entre os gestores hospitalares e os gestores municipais de saúde. O vice-presidente do COSEMS-MG, Dr. Sinvaldo Alves Pereira, e o secretário Municipal de Saúde Pública de Barbacena, Dr. José Orleans da Costa, pontuaram situações conflitantes e responderam perguntas dos participantes. O diretor-geral da CMB, José Luiz Spigolon, foi mediador do painel e apresentou um histórico da situação das entidades de saúde filantrópicas e as dificuldades que têm enfrentado em relação ao financiamento. “A Federassantas construiu um evento sólido, com conteúdo e bons resultados políticos. A participação dos hospitais fortalece as demandas apresentadas pela Federação”, disse Spigolon.

No último painel, os secretários de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fausto Pereira dos Santos; e de Planejamento de Minas Gerais, Helvécio Magalhães; foram acompanhados pelo Presidente da Federassantas, Franci

sco Figueiredo. Eles debateram os cenários desafiadores para os hospitais filantrópicos em 2015. Os representantes do governo apresentaram as perspectivas para os próximos meses, principalmente em relação aos recursos do Estado. Francisco Figueiredo, por sua vez, apresentou um levantamento das queixas encaminhadas por gestores hospitalares, principalmente em relação aos atrasos dos pagamentos. Muitas críticas foram feitas ao Ministério da Saúde, à burocracia e à falta de transparência nas ações no tocante aos hospitais filantrópicos.

 

O evento foi encerrado com a presença do deputado estadual Arnaldo Silva (PR-MG), que tomou posse como Presidente da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas na Área da Saúde de Minas Gerais. O colegiado passa a funcionar oficialmente na Assembleia Legislativa do estado e conta com a participação de mais de 40 deputados.

Em seu discurso de posse, o deputado Arnaldo Silva enfatizou os problemas enfrentados pelos mais de 300 hospitais filantrópicos de Minas Gerais, ressaltando a defasagem da Tabela SUS, a falta de compatibilidade do volume de atendimentos com a equivalente remuneração, o endividamento crescente, as crises de gestão e a necessidade de modernização. “Vou manter um diálogo permanente com o Governo do Estado e a União, a fim de encontrarmos soluções para os problemas das Santas Casas e hospitais filantrópicos. Quero propor um plano de recuperação de adimplência dessas entidades pautada na contrapartida de atendimento na saúde pública”.

Fotos: Glenio Campregher

*Com informações da Federassantas

 

 

Últimas Notícias

32º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos

31º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos

Programação oficial do 33º Congresso CMB aprofunda temas estratégicos para o setor filantrópico

CMB se reúne com o Ministério da Saúde e reforça participação no Congresso CMB 2025

Eventos CMB

No data was found

Receba Novidades da CMB

Complete com seus dados e receba em primeira mão atualizações, evento, informativos e notícias no seu email e whatsapp.

Nome:
Email:
Instituição:
Celular:
Cargo:

Contatos CMB

Fone: +55 (61) 3321-9563

Email: cmb@cmb.org.br

Endereço: SCS Qd. 1, Bloco I, Ed. Central, Salas 1202/1207 Brasília/DF

Visite a CMB