Montes Claros: feixes de radiação fazem as vezes do bisturi

Até pouco tempo atrás, tumores e outras lesões localizadas no sistema nervoso, só eram possíveis serem operadas através de cirurgia convencional. Atualmente, esse procedimento pode ser substituído pela Radiocirurgia, que consiste em uma avançada tecnologia na qual é aplicada, com muita segurança e precisão, uma alta dose de radiação no local em questão.

A radioterapeuta Lucianne Maia, coordenadora do serviço oferecido tanto pelo Sistema Único de Saúde (SUS), quanto particular pela Radialis, explica que, além de proporcionar mais conforto e tranquilidade ao paciente, a técnica permite atingir a lesão sem afetar tecidos saudáveis.

“Realizamos recentemente uma radiocirurgia de um tumor na glândula da hipófise. Graças à exatidão da técnica, o procedimento, que utiliza um sistema de localização do alvo através de imagens realizadas em tempo real no momento da entrega da dose (IGRT), possibilita ao paciente que ele volte a sua rotina no mês dia da aplicação da radiação”, diz.

O tratamento, no caso de controle de tumores da hipófise, que na maioria das vezes é aplicado em uma única sessão, visa impedir a progressão tumoral com compressão dos nervos ópticos ou quiasma e corrigir o excesso de produção de hormônios.

Fonte: Santa Casa de Montes Claros (MG)

Últimas Notícias

32º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos

31º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos

Programação oficial do 33º Congresso CMB aprofunda temas estratégicos para o setor filantrópico

CMB se reúne com o Ministério da Saúde e reforça participação no Congresso CMB 2025

Eventos CMB

No data was found

Receba Novidades da CMB

Complete com seus dados e receba em primeira mão atualizações, evento, informativos e notícias no seu email e whatsapp.

Nome:
Email:
Instituição:
Celular:
Cargo:

Contatos CMB

Fone: +55 (61) 3321-9563

Email: cmb@cmb.org.br

Endereço: SCS Qd. 1, Bloco I, Ed. Central, Salas 1202/1207 Brasília/DF

Visite a CMB