A construção de um hospital regional no município de Linhares foi a principal reinvindicação da população local levada à audiência pública realizada pela Comissão de Saúde na cidade. Os participantes cobraram também maior atenção no atendimento do Hospital Geral de Linhares (HGL), que é administrado pelo município. O debate, realizado na tarde de quinta-feira (14), levantou as demandas da população linharense e de cidades vizinhas.
Segundo a deputada Eliana Dadalto (PTC), a construção de um hospital regional em Linhares ajudaria a reduzir a demanda, já que o HGL atende não só a população de Linhares, mais também moradores dos municípios vizinhos. “Hoje a demanda desse hospital está muito além da sua capacidade, pois recebemos moradores das cidades ao entorno como São Mateus, Sooretama e Jaguaré, além de moradores do sul da Bahia”, afirmou a deputada.
Outro problema relatado por alguns moradores foi referente à maneira que eles são atendidos pelos médicos nas unidades de saúde do município.
“Temos passados muitos apertos, temos excelentes estruturas, porém grande parte dos médicos não atende como deveria atender. Aqueles médicos que tínhamos antes não existem mais, temos de ter humanização na saúde”, afirmou a moradora Eliana Alves Gonçalves.
O deputado Guerino Zanon (PMDB) mostrou preocupação com relação à saúde pública em Linhares e falou sobre a necessidade de implantação de uma unidade de saúde que possa atender à crescente demanda. “O momento é de união, pois juntos com certeza iremos sanar os problemas da saúde pública em Linhares”, afirmou.
O presidente da Comissão de Saúde, deputado Doutor Hércules (PMDB), destacou a importância das reuniões nos municípios e afirmou que todas as demandas apresentadas serão encaminhadas ao Governo do Estado. “Tudo que nos foi apresentado com certeza será encaminhado ao governador Paulo Hartung e ao secretário de Estado de Saúde, Ricardo de Oliveira, para que dentro das possibilidades as demandas sejam atendidas”, destacou.
A Comissão de Saúde é composta por Doutor Hércules (PMDB), presidente; Almir Vieira (PRP) vice-presidente; Erick Musso (PP) e Pastor Marcos Mansur (PSDB), efetivos, além dos deputados Eliana Dadalto (PTC), Dary Pagung (PRP), Hudson Leal (PRP), Amaro Neto (PPS) e Marcos Bruno (PRTB), que são suplentes.
Anchieta
O vice-presidente do colegiado, deputado Almir Vieira (PRP), propôs a realização de audiência pública em Anchieta para debater a saúde do município. Dia 11 de junho foi a data agendada pela comissão para o encontro, que acontecerá no plenário da Câmara Municipal de Anchieta (rua Nancy Ramos Rosa, bairro Pontal de Anchieta).