Lançamento do Mais Gestão

Rumo à melhoria da gestão

O Programa de Melhoria da Gestão em Hospitais Filantrópicos iniciou suas atividades, ontem, 22, em Belo Horizonte. O lançamento reuniu autoridades do primeiro escalão do governo federal e lideranças nacionais do segmento da saúde. Pela manhã, representantes dos hospitais, integrantes da primeira fase, participaram de uma reunião técnica de apresentação.

Lançamento do Mais GestãoA cerimônia de lançamento contou com a participação do diretor de Planejamento e recursos Humanos da Gerdau/Açominas, Omar Fantoni; a representante da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Helidea de Oliveira Lima; o deputado federal e ex-ministro da Saúde, José Saraiva Felipe, o deputado federal e presidente da frente parlamentar da saúde, Darcísio Perondi; a secretária executiva do Ministério da Saúde, Márcia Bassit;  presidente da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB), Antônio Brito;  o presidente da Federassantas, Saulo Levindo Coelho; o presidente do Fórum  QPC, Luiz Ildebrando Pierry; e o secretário Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Helvécio Miranda. Os presidentes das federações estaduais do Espírito Santo, São Paulo,  Santa Catarina, Rio de Janeiro, Piaui e o vice-presidente da Federação do Rio Grande do Sul, também estiveram presentes junto com representantes de hospitais filantrópicos de todo o Brasil.

 

Recursos
004_lancamento_mg.jpgO presidente da Federassantas de Minas, Saulo Levindo Coelho, lembrou a platéia atenta, que as Santas Casas e os hospitais filantrópicos do Brasil já sabem que têm poucos recursos com que contar do Sistema Único de Saúde, mas que agora, cabe a todos aprender a melhor administrar estes recursos. Para ele, os gestores destas instituições precisam ter em mente que a má administração facilita desperdício e atos desonestos e o caminho para a otimização de recursos passa pela gestão responsável e com qualidade. “Nós temos que fazer a nossa parte. Não vamos ficar apenas sentados esperando o dinheiro público”, disse.

 

Lançamento Mais Gestão em Minas GeraisO presidente da CMB, Antônio Brito, concordou com as observações feitas pelo anfitrião Saulo Coelho, que também é provedor da Santa Casa de Belo Horizonte, frisando que este é um momento importante para todos.  “Trabalhar com a tabela do SUS não é fácil. Por isso queremos mais saúde, mais gestão e mais respeito”, disse lembrando que os hospitais filantrópicos sempre são vistos como vilões da saúde no País, apesar de serem, muitas vezes, o único a atender através do SUS em alguns municípios.

 

A secretária executiva do Ministério da Saúde Márcia Bassit, encerrou a solenidade lembrando que os hospitais filantrópicos são hoje responsáveis por cerca de um terço de todo o atendimento á saúde no País e que, por isso mesmo, deve ser visto com mais atenção e carinho. “Chega de dizer que a saúde é um saco sem fundo”, disse, referindo-se aos comentários de setores do governo quando se fala que é preciso mais dinheiro para a área. Márcia Bassit declarou estar certa de que o Mais Gestão é o melhor caminho para a melhoria na qualidade dos filantrópicos e atende ao que o Ministério pretende, que é o filantrópico cada vez melhor.

Galeria de Fotos.

{gallery}2008/mais_gestao_bh{/gallery}

Últimas Notícias

32º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos

31º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos

Programação oficial do 33º Congresso CMB aprofunda temas estratégicos para o setor filantrópico

CMB se reúne com o Ministério da Saúde e reforça participação no Congresso CMB 2025

Eventos CMB

No data was found

Receba Novidades da CMB

Complete com seus dados e receba em primeira mão atualizações, evento, informativos e notícias no seu email e whatsapp.

Nome:
Email:
Instituição:
Celular:
Cargo:

Contatos CMB

Fone: +55 (61) 3321-9563

Email: cmb@cmb.org.br

Endereço: SCS Qd. 1, Bloco I, Ed. Central, Salas 1202/1207 Brasília/DF

Visite a CMB