Horta vertical foi montada com materiais encontrados na rua. Alimentos são utilizados em refeições preparadas no Programa Avançar, mantido pela Santa Casa da Bahia.
O mutirão de limpeza contra o mosquito Aedes Aegypti, em 2016, deu origem à HortEIC, horta vertical criada por crianças alunas da Escola de Informática e Cidadania que funciona dentro do Programa Avançar, mantido pela Santa Casa da Bahia no Bairro da Paz. Durante a coleta do lixo que servia como criadouro do mosquito, os pequenos foram direcionados a perceber que pneus, garrafas pet e outros vasilhames poderiam ser reaproveitados no plantio de uma horta. Assim, nasceu uma ação de fomento à sustentabilidade e contribuição com o meio ambiente.
Para a coordenadora de Projetos Comunitários da Santa Casa, Martha Verônica, a experiência com a HortEIC trouxe conscientização ecológica para as crianças, o que mudou a relação delas com o meio ambiente e as tornou multiplicadoras das noções de preservação, já que elas levam para casa o que aprenderam. “Além disso, elas tiveram a satisfação de criar algo bonito com coisas que tinham virado lixo”, afirma.
A horta foi montada com o reaproveitamento de garrafas pet, pneus e caixotes de madeira que haviam sido descartados nas ruas do Bairro da Paz. Os instrutores do Programa Avançar associaram todo o processo de aprendizado na execução do projeto com abordagens sobre consumo consciente, reciclagem e a influência do lixo na deterioração do meio ambiente.
As hortaliças plantadas são utilizadas na preparação das refeições que as crianças atendidas pelos projetos desenvolvidos no espaço consomem, o que propicia a eles uma alimentação mais saudável, fresca e livre de agrotóxicos. Pimenta, coentro, cebolinha, capim santo, manjericão, hortelã, couve e tomate estão entre as mudas encontradas na HortEIC.
Sobre o Programa Avançar
O Avançar – Centro de Referência em Promoção Social e Capacitação foi inaugurado em 2009 pela Santa Casa da Bahia, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento social do Bairro da Paz. O espaço promove acesso à formação profissional, geração de emprego e renda, educação para cidadania, cultura e lazer, para crianças, jovens e adultos moradores da comunidade, contabilizando o atendimento a mais de 2.000 pessoas por ano.
Fonte: Assessoria de imprensa Santa Casa da Bahia