Os números da crise do setor filantrópico de saúde são conhecidos,mas a apresentação feita ontem pelo presidente da Federação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Estado da Bahia (FESFBA), Maurício Dias,despertou grande atenção dos representantes das entidades. O Encontro marcou o Dia D Estadual na Bahia do Movimento Nacional das Santas Casas no SUS.
O presidente da FESFBA mostrou o tamanho da crise que vem gerando endividamento crescente das entidades e defendeu o apoio do setor público, para, junto com os filantrópicos, construir políticas que possam reverter a atual situação.
Leia a íntegra da matéria aqui.
No Paraná, o Presidente da Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado (Femipa), Luiz Soares Koury, concedeu entrevista ao jornal vespertino da TV Globo, o Paraná TV, pleiteando a correção nos repasses do SUS e o fim dos atrasos nos pagamentos. A dívida do SUS com o Setor Filantrópico, no Estado, chega a R$ 1 bilhão.
Koury disse que as entidades contaram com o apoio da Assembleia Legislativa, que aprovou uma moção de apoio ao movimento Acesso à Saúde. De acordo com ele, o objetivo é sensibilizar a população a pressionar o governo federal a investir mais recursos na Saúde.
Confira a íntegra da entrevista aqui.