A Federação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Estado da Bahia (FESBA) realizou, na última segunda-feira, o Benchmarking FESFBA 2017, no Fiesta Bahia Hotel. O evento premiou experiências exitosas em seis categorias: socioambiental, gestão de custos, qualificação, humanização, captação de recursos e pesquisa assistencial. Na ocasião, foram conhecidos apresentadas 17 cases.
Na categoria Humanização, o prêmio ficou com a Santa Casa de Itabuna, com o trabalho “Programa Parto Adequado”, do Hospital Maternidade Manoel Novaes, que conseguiu aumentar os partos normais de 28% para 61%.
O vencedor da área de Pesquisa Assistencial foi a Fundação José Silveira, que mostrou os avanços do IBiT na pesquisa e tratamento da tuberculose.
O case sobre o uso da água de poços artesianos, do Hospital São Rafael, venceu na categoria Sociambiental. Já na temática de Qualificação, a premiada foi Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), com a experiência de qualificação voltada para profissionais que trabalham com reabilitação.
A melhor experiência em Gestão de Custos, foi da União Hospitalar São Francisco, de Campo Formoso, que abordou a busca da auto-sustentabilidade, a partir da instalação de usina de oxigênio e de produção de energia solar.
Na categoria Captação de Recursos, o Hospital Martagão Gesteira apresentou a experiência bem sucedida com a obtenção de capital a partir de eventos já consolidados: o jantar do Bem, shows de Ivete Sangalo e a Corrida Colorida, que possibilitam melhorias nas instalações do hospital e ampliação de serviços.
Na abertura do evento, o presidente da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas no Congresso, deputado federal Antonio Brito, destacou a importância do Benchmarking para o fortalecimento do setor filantrópico com o compartilhamento de experiências bem sucedidas. O presidente da Federação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Estado da Bahia (FESFBA), Mauricio Dias, ficou muito feliz com o crescimento do Benchmarking deste ano em relação ano passado, com a criação de seis categorias e o aumento do número de cases. “Essa é uma oportunidade muito importante para a divulgação e reconhecimento das experiências bem sucedidas nas áreas de gestão e de processos”, pontuou. O setor já reivindica a criação de novas categorias de premiação para 2018, tendo a possibilidade de ser realizado em mais de um dia.
Foi um sucesso!