Botelho realiza sessão especial pelos 200 anos da Santa Casa de Cuiabá (MT)

Inaugurada em 8 de dezembro de 1817, a Santa Casa começou a ser construída em 1815, sete anos antes de o Brasil se tornar independente de Portugal, por iniciativa do capitão general João Carlos Augusto D´Oyenhausen de Grevemburg.

Em comemoração aos 200 anos da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (PSB), realiza na próxima segunda-feira (11), às 19 horas, no Plenário das Deliberações, sessão especial para homenagear as personalidades que contribuíram e contribuem para o sucesso do trabalho prestado por essa unidade de saúde.

Inaugurada em 8 de dezembro de 1817, a Santa Casa começou a ser construída em 1815, sete anos antes de o Brasil se tornar independente de Portugal, por iniciativa do capitão general João Carlos Augusto D´Oyenhausen de Grevemburg. Com uma arquitetura colonial e paredes grossas, a Santa Casa foi projetada para abrigar amplas salas de enfermarias.

No requerimento da solenidade, Botelho destaca a história do hospital, sendo feita de bons e de maus momentos, de períodos áureos e de períodos de privação, de momentos de paz e momentos de convulsão, provocados por mudanças de contexto social e cultural que foi atravessando gradativamente uma história cheia de amor, de fraternidade e de solidariedade.

“Fruto do trabalho e do querer de seus sócios, homens e mulheres que comungam do mesmo sentido de doação, de generosidade, de partilha, de serviço, sem outra recompensa que não seja o sentimento do dever cumprido e de terem sido úteis a alguém que necessitava de ajuda”, diz trecho do documento.

O presidente lembra, ainda, que apesar dos tempos difíceis, a Santa Casa de Cuiabá foi capaz de manter o seu estatuto de bem fazer, contribuindo de forma decisiva para o reforço da solidariedade.

Trajetória- Há mais de 40 anos, o hospital passou a contar com serviços terceirizados, que hoje formam o complexo da Santa Casa. Desde sua inauguração, nunca parou de funcionar. Os recursos para a manutenção vêm dos governos estadual e federal e também por doações de instituições privadas. É uma instituição filantrópica, com reconhecimento do Conselho Nacional de Assistência Social, ligado ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). A cada três anos, a Santa Casa deve comprovar que o atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é acima de 80%. Hoje é um hospital geral, com especialidades médicas e cirúrgicas.

Fonte: 24 Horas News (MT)

Últimas Notícias

32º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos

31º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos

Programação oficial do 33º Congresso CMB aprofunda temas estratégicos para o setor filantrópico

CMB se reúne com o Ministério da Saúde e reforça participação no Congresso CMB 2025

Eventos CMB

No data was found

Receba Novidades da CMB

Complete com seus dados e receba em primeira mão atualizações, evento, informativos e notícias no seu email e whatsapp.

Nome:
Email:
Instituição:
Celular:
Cargo:

Contatos CMB

Fone: +55 (61) 3321-9563

Email: cmb@cmb.org.br

Endereço: SCS Qd. 1, Bloco I, Ed. Central, Salas 1202/1207 Brasília/DF

Visite a CMB