CMB e Federações visitam deputados em Brasília

A CMB participou, nessa quinta-feira (16), do último dia da caravana do Fórum Nacional de Instituições Filantrópicas (Fonif), que esteve em reunião com o líder do governo na Câmara, deputado André Moura (PSC-SE) e o vice-líder Leonardo Quintão (PMDB-MG). Eles se comprometeram a levar os dados apresentados pela CMB e pelo Fonif para uma reunião da liderança no Palácio do Planalto na próxima semana.

Os presidentes das Federações do Rio de Janeiro (Femerj), Benedito Marques; do Piauí (Femipi), Jorge Ivan Teles, e do Paraná (Femipa), Flaviano Feu Ventorim, também estiveram no Congresso Nacional nessa quinta para visitar outros deputados.

Banco do Brasil
O presidente da CMB, Edson Rogatti, também participou de uma reunião com vice-presidente do Banco do Brasil, José Eduardo Pereira Filho. No encontro, foi discutida a possibilidade de o Banco do Brasil (BB) criar uma linha de crédito específica para as santas casas e hospitais filantrópicos e a operacionalização do BNDES Saúde via BB. A CMB também pediu atenção na análise dos processos do Prosus.

Também participaram do encontro os presidentes das Federações do paraná (Femipa), Flaviano Feu Ventorim, e do Piauí (Femipi), Jorge Ivan Teles; a assessora Jurídica da CMB, Dra. Monaliza Costa Santos; e o gerente executivo Ênio Mathias Ferreira, e o gerente da Diretoria de Governo Amauri G, Lellis Jr., ambos do Banco do Brasil.

Caravana do Fonif
Na quarta-feira (15), após a reunião do Conselho de Administração, a CMB e as Federações estiveram reunidas com vários parlamentares na Câmara dos Deputados, realizando um trabalho preventivo em relação à proposta de extinção da isenção fiscal das entidades filantrópicas. Além disso, o presidente Edson Rogatti, juntamente com outros presidentes, participou da caravana do Fórum Nacional de Instituições Filantrópicas (Fonif).

A CMB e o Fonif estiveram com o líder do PSDB, deputado Ricardo Tripoli (SP), explicando a situação e apresentando os dados do Setor Filantrópico – Saúde, Educação e Assistência Social. Os representantes alegaram que a população é que sofrerão as consequências caso as filantrópicas percam a imunidade. “O governo não tem condições de realizar o que as filantrópicas fazem em todos os setores”, ressaltou Rogatti. O deputado Tripoli afirmou que a bancada está fechada com o representante do partido na Comissão da Reforma da Previdência, e deve acompanhar o voto dele, que é contra a proposta.

Os presidentes das Federações também visitaram os deputados de suas bases e estiveram com o presidente da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas, deputado Antonio Brito (PTB-BA), a quem entregaram, oficialmente, a Carta de Salvador, com as considerações contra a proposta que extingue a isenção fiscal das entidades filantrópicas.

    

Últimas Notícias

Uma gestão de conquistas e desafios superados

EXPRESSINHO CMB – Semana de 23 a 27 de fevereiro de 2026

CMB marca presença no Welcome Saúde 2026

Fehosp realiza 35º Congresso Anual com programação presencial em Campinas

Eventos CMB

No data was found

Receba Novidades da CMB

Complete com seus dados e receba em primeira mão atualizações, evento, informativos e notícias no seu email e whatsapp.

Nome:
Email:
Instituição:
Celular:
Cargo:

Contatos CMB

Fone: +55 (61) 3321-9563

Email: cmb@cmb.org.br

Endereço: SCS Qd. 1, Bloco I, Ed. Central, Salas 1202/1207 Brasília/DF

Visite a CMB