As primeiras salas temáticas do 8º Seminário Femipa começaram na manhã desta quinta-feira (22). Os debates serão sobre “Recursos Humanos – as políticas que impactam na gestão de pessoal”, “Enfermagem – formação, qualificação e turnover”, e “Gestão Hospitalar”.
Na sua apresentação realizada na Sala Temática de RH, a especialista Catia Filipe, da Diretoria de Desenvolvimento Humano Organizacional do Grupo Marista, afirmou que os hospitais ainda não estão preparados para reter profissionais da geração Y. Ela explicou que é preciso criar ambientes flexíveis, orientar os profissionais para que a responsabilidade seja com base em papeis e não em cargos; aumentar o uso de tecnologia e grupos de trabalho; investir em programas de mentoring e coaching. “Até o século XX tínhamos funcionários, agora temos colaboradores. Estamos na era da colaboração e do compartilhamento. As principais mudanças aconteceram com as pessoas, que estão em conexão com o mundo e com conteúdos”, afirmou.
Leia mais aqui.
O diretor-geral da CMB, José Luiz Spigolon, participa da última sala temática desta manhã, sobre Gestão Hospitalar. Ele vai abordar a necessidade dos hospitais se adaptarem às normas da Política Nacional de Atenção Hospitalar (PNHOSP) e a aplicabilidade da Lei 13.019, que pode afetar os convênios dos hospitais com o SUS.
* Com informações da Femipa