A CMB realizou, no último dia 16, a 4ª reunião de seu Conselho Consultivo. Além do déficit orçamentário e do financiamento da Saúde, o trâmite do Projeto de Lei 744/2015, que cria o programa de financiamento específico para as Santas Casas (PRÓ-SANTASCASAS) também esteve na pauta de discussão.
Durante a reunião, foi apresentada a nova política diretiva da Rede Saúde Filantrópica, que recebeu muitas sugestões dos Conselheiros. Também foi discutido o atual cenário econômico e político do País, refletindo no orçamento deficitário do Ministério da Saúde e no subfinanciamento da Saúde.
Os conselheiros foram orientados a procurar seus parlamentares para apoiar o PL 744. A matéria está em tramitação na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado, com relatório pela aprovação. No entanto, os senadores ligados ao governo estão criando empecilhos ao projeto. “O momento certo de falar com os senadores é agora. As eleições municipais estão se aproximando e, nesta hora eles querem apoio. Então, vamos cobrar deles apoio à nossa causa também”, ressaltou o presidente da CMB, Edson Rogatti.
Duas novas instituições que se associaram à CMB também enviaram representantes para acompanhar as discussões do Conselho: a Santa Casa de São Paulo e o Hospital do Câncer de Barretos.