Projeto vai personalizar e humanizar ainda mais o atendimento com apoio do voluntariado
* Com informações da assessoria de imprensa da Santa Casa de Montes Claros
A Santa Casa de Montes Claros (MG) vai ampliar seu serviço de Capelania. Segundo a coordenadora da Capelania e Humanização da Santa Casa, Carmem Lúcia Costa, uma vez por semana serão realizadas reuniões de pelo menos quatro horas para capacitação dos voluntários quanto à atuação numa entidade hospitalar. Seis padres também participam da equipe de coordenação.
O arcebispo de Montes Claros, Dom José Alberto Moura celebrou a iniciativa. “Com a Capelania do Hospital, que nasceu com a ação de muitos dessa Igreja, temos um grande serviço a prestar aos doentes. O segredo da transformação social, humana e cristã está com o povo. Convido vocês para vir nos ajudar nessa causa”.
O Monsenhor, Antônio Alencar, capelão da Santa Casa, disse que estava inicialmente com apenas cinco fichas para cadastramento de novos voluntários, mas percebeu que a vontade de ajudar das pessoas era muito maior, reunindo mais de cinquenta pessoas das mais diversas áreas da cidade no lançamento do projeto. “Diante de tantos apelos, desafios e limitações, temos o propósito de levar a instituição em toda sua grandeza através das paróquias.
O serviço de Capelania é garantido constitucionalmente e regulado pela Lei 6923 art. 5 e inciso VII, caracterizando-se pela assistência religiosa e social prestada em entidades de acolhimento coletivo como hospitais, presídios e quartéis. “Há uma necessidade dessa formação, desse treinamento, o interesse nosso é acertar para que possamos levar energia para cada um de nossos irmãos”, diz o Monsenhor.
O curso de capacitação do projeto de Capelania começou essa semana e tem a duração de quatro meses. Serão ministrados módulos de treinamento com temas sobre espiritualidade, humanização nos serviços de saúde, liturgia, bioética católica, psicologia da saúde, antropologia e outros assuntos.