A Santa Casa de Montes Claros, em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses, declarou guerra contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus e realiza, nos dias 26 e 27 de janeiro, uma campanha para conscientizar os colaboradores, pacientes e acompanhantes sobre as diferenças entre as três doenças, a prevenção e o combate ao vetor.
Com o crescimento do número de casos na região, é necessário que a população se mobilize para eliminar os focos e assim evitar a proliferação do mosquito. Durante os dois dias de campanha realizada no maior hospital do Norte de Minas, os agentes do Centro de Controle de Zoonoses, o mascote “Mosquito da Dengue” e os colaboradores do setor de Medicina do Trabalho vão tirar dúvidas sobre as características de cada doença, os sintomas e as formas de tratamento.
O Superintendente da Santa Casa, Maurício Sérgio Sousa e Silva, ressalta que “o combate ao Aedes Aegypti é questão de urgência e como tal deve contar com o engajamento de todos para evitar o agravamento da situação, que tem causado graves consequências entre a nossa população”, afirma.
Confira os sintomas e cuide-se:
A Dengue apresenta febre alta, que geralmente dura de dois a sete dias, dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, dor atrás dos olhos, fraqueza, prostração, erupção e coceira na pele. Nos casos mais graves, pode apresentar sangramentos no nariz e na gengiva, dor abdominal, vômitos persistentes, sonolência, irritabilidade, tontura e hipotensão. Em casos extremos, a dengue pode matar.
A Chikungunya tem como principal sintoma a dor nas articulações dos pés e das mãos, que é mais intensa do que nos quadros de dengue. Outros sintomas são febre acima dos 39 graus, dor de cabeça, dor nos músculos e manchas vermelhas na pele.
Já o Zika Vírus não é tão forte quanto o da Dengue ou o da Chikungunya e apresenta um quadro alérgico. Os sintomas são bem parecidos com os das outras doenças: febre, dores e manchas pelo corpo. Os infectados podem apresentar também diarreia e sinais de conjuntivite.
Fonte: Assessoria de Imprensa Santa Casa de Montes Claros (MG)