O atual presidente da Santa Casa de Campo Grande (MS), Dr. Esacheu Nascimento, foi reeleito para o cargo na noite desta segunda-feira (13) para o biênio 2018/19. Escaheu, que também é presidente da Federação das Instituições Beneficentes e Filantrópicas do Estado do Mato Grosso do Sul (Febesul) e membro do Conselho Consultivo da CMB, ressaltou, em seu discurso, a importância da união e da superação da questão eleitoral em prol da instituição. “Agradeço a todos os associados que vieram votar nesta noite. Serão mais dois anos de muito trabalho em busca de melhorar a cada dia nosso hospital. A partir deste momento acabam as diferenças e devemos nos juntar pela causa maior que é o hospital”, disse. A chapa 2, intitulada “Centenário da Santa Casa”, foi eleita com 71 votos contra 50 da chapa adversária.
Com uma decisão judicial que pedia a votação em duas urnas e sem apuração imediata, a eleição teve início sem previsão de terminar na mesma assembleia, todavia um recurso da chapa vencedora foi julgado pelo Tribunal de Justiça de MS e suspendeu os efeitos da decisão anterior no que se referia a apuração, autorizando a mesma e a sequência dos trâmites que dela surgirem.
Com a apuração dos votos da urna de número 1, que continha a grande maioria destes, 104, Esacheu apareceu na dianteira com 59 votos contra 45 de seu adversário. Ao se apurar as demais, os números subiram a 71 votos para Nascimento e 50 para a chapa de apoio a Alfredo Sualzer. Com o resultado da primeira, Sualzer anunciou o reconhecimento da derrota e, de público, informou que retirará a ação proposta.
Após a reeleição do presidente do hospital, o Conselho de Administração elegeu por aclamação a nova diretoria-executiva tendo como vice-presidente, Gracita Hortência dos Santos Barbosa, diretor-secretário, Arly Rosa Serra, diretor-secretário adjunto, Alcides dos Santos, diretor de finanças, Milton Ferreira dos Santos e diretor de finanças adjunto, Marcos Alceu da Silva Villalba.