Fesfba promove encontro com Filantrópicos

A Federação das Santas Casas de Miséricordia, Hospitais e Entidades Filantrópicas do estado da Bahia (Fesfba) realiza, no dia 26 de fevereiro, em sua sede em Salvador, mais uma edição do Encontro das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos – Filantrópicos em Debate, com o tema “Cenário atual das Santas Casas do País”.

O Filantrópicos em Debate tem como objetivo mobilizar todos hospitais e santas casas entidades e hospitais filantrópicos da Bahia, ampliando a discussão do cenário nacional. Em entrevista à CMB, o presidente da Fesfba, Mauricio Dias, disse que as dificuldades enfrentadas pelos hospitais filantrópicos atingem todos os Estados. Por isso, essa discussão, permite que seja construída uma pauta consolidada do segmento, que vai nortear as ações durante o ano. “Nosso cenário é completamente desfavorável com a crise, que cada vez agrava mais. Decisões importantes estão sendo deixadas de lado no quadro político e temos que correr contra o tempo para tentar construir algo em 2018, que pelo menos traga uma luz no fim do túnel. Precisamos acelerar o debate porque temos pautas importantes e o recesso do Congresso está terminando, e precisamos estar preparados para apresentar nossos pleitos”.

Durante o evento, há a expectativa que também já surjam algumas questões para contribuir com a formulação da pauta do setor, que deve servir de propostas aos candidatos à Presidência da República e governos estaduais. “Sem dúvidas, tanto esse evento como todos os outros, como o da Femipa, no dia 14 de março, vão contribuir para construir uma pauta que servirá de alicerce de base para uma construção de uma carta do setor a todos os presidenciáveis, para que possam se comprometer com o setor”, explicou. 

Mauricio lembrou ainda que a isenção tributária das filantrópicas já foi alvo nas discussões da Reforma da Previdência, que deve ser votada em meados de fevereiro. Por isso, ele chama a atenção para a necessidade de manter um engajamento junto aos parlamentares, para que seja afastada, em definitivo, tal ameaça. “Não se pode descansar até que seja garantida a isenção”, reforçou.

Segundo o presidente, a Fesfba vem trabalhando não só na conscientização e mobilização de seus associados, mas também na articulação com as outras Federações, a fim de fortalecer a CMB, para que se construa uma estratégia de luta em 2018. “Precisamos alcançar êxitos, mesmo com as condições desfavoráveis, do ponto de vista de orçamento, de rigidez de programa econômico. Temos que continuar lutando. Tenho certeza de que a Fesfba está fazendo a sua parte, iniciando os debates logo o mais rápido possível, para que possamos ecoar e que os outros estados façam a mesma coisa. Dessa forma, poderemos levar subsídios para uma discussão ampliada para a CMB, porque temos um ano difícil, com uma crise que já dura muitos anos e está se tornando cada vez mais insustentável”.

Mais informações no Facebook da Fesfba.

*Com a colaboração de Larissa Borges

Últimas Notícias

32º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos

31º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos

Programação oficial do 33º Congresso CMB aprofunda temas estratégicos para o setor filantrópico

CMB se reúne com o Ministério da Saúde e reforça participação no Congresso CMB 2025

Eventos CMB

No data was found

Receba Novidades da CMB

Complete com seus dados e receba em primeira mão atualizações, evento, informativos e notícias no seu email e whatsapp.

Nome:
Email:
Instituição:
Celular:
Cargo:

Contatos CMB

Fone: +55 (61) 3321-9563

Email: cmb@cmb.org.br

Endereço: SCS Qd. 1, Bloco I, Ed. Central, Salas 1202/1207 Brasília/DF

Visite a CMB